X

Micro-ondas: acidente após a abertura do forno?!

ola, ano passado tive um percalço com meu forno de micro-ondas, assim que acordo pela manhã sempre esquento o leite no forno de micro-ondas, 60 segundos, certo dia estava com muito sono e liguei o forno sem o copo dentro, pensei que já tinha colocado, ele funcionou por 60 seg vazio. quando abri a porta fui pegar o copo e não o encontrei, tateei sem olhar como faço sempre mas em vão. neste momento senti minha mão formigar, a partir dai ficou formigando por toda a manhã! la pelas 9h fui ao pronto socorro onde foi medido a ponta dos meus dedos para saber se tem circulação sanguínea e tomei algum remédio que sinceramente não me lembro, desde então estou ok! minhas questões são o que pode ter ocorrido e se posso ainda vir a sentir algo no futuro! obrigado pela ajuda!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Possivelmente imagines que o fato de o forno se encontrar vazio tenha acumulado radiação de micro-ondas lá dentro e que ao introduzires tua mão, as tenha absorvido.

Entretanto esta ideia é tão equivocada quanto imaginar que se tivesses uma lâmpada acessa lá dentro durante 60 s e tendo-a desligado a seguir, ao abrir a porta do forno ainda terias  lá dentro luz da lâmpada. Esta comparação é mais do que uma analogia pois a natureza da radiação de micro-ondas é a mesma que da luz. Cessada a emissão (tal acontece quando o forno é aberto ou se desliga automaticamente), tão rapidamente quanto a luz da lâmpada se extingue, é extinta a radiação de micro-ondas.

Desta forma, o que sentiste após o incidente absolutamente nada tem a ver com a radiação do forno de micro-ondas. Estás cometendo uma falácia lógica muito conhecida, post hoc ergo propter hoc, que quer dizer depois disso, logo causado por isso.

Deve-se evitar que um forno de micro-ondas opere vazio pois a energia liberada internamente será absorvida dentro forno em seguida, podendo causar danos ao forno mas nunca danos externos a ele ou acontecidos após seu desligamento.

Sobre um interessante efeito no forno de micro-ondas: Superaquecimento no forno de micro-ondas!

superaqueci

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 913.


4 comentários em “Micro-ondas: acidente após a abertura do forno?!

  1. Ivonete Amaro dos Santos disse:

    Oi. Coloquei comida pra esquentar no microondas e quando deu o tempo desligou ,Mais quando abri a porta do micro ele começou a funcionar .fechei abri de novo e por algum defeito começava a funcionar quando abria a porta coloquei minha mão rapidamente e tirei a comida. Posso vir a ter algum tipo de problema por causa disso?

  2. Daniela Estevam disse:

    Estava fazendo arroz no microondas coberto com plástico filme,na potência máxima,abri a porta do forno antes de desligar e puxei o plástico pois estava com pressa naquele momento senti um choque e puxei a mão quando olhei meus dedos estavam queimados ,tive queimaduras de 2 grau.Posso ter sido exposta a radiação?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *