X

Medindo a temperatura do corpo com termômetro infravermelho: é confiável?

Professor Lang

Em uma casa comercial havia um funcionário com um termômetro que parece uma pistola, monitorando a temperatura dos clientes. Ele apontava o termômetro para o cliente e fazia a medida. Eu observei que para um cliente resultou 34°C. A minha pergunta é se esse tipo de termômetro é confiável?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O termômetro que permite medidas de temperatura sem contato com o objeto de interesse é um termômetro infravermelho. A radiação infravermelha emitida por um corpo tem relação com a sua temperatura e portanto é possível, analisando a radiação infravermelha emitida, inferir sobre a temperatura. Assim faz esse tipo de termômetro que portanto mede a temperatura da superfície de um corpo.

Entretanto não é qualquer termômetro infravermelho que serve para medir com precisão suficiente a temperatura humana. Neste momento (22/05/2020), se acessarmos o site de uma empresa antiga e conceituada na fabricação de termômetros aqui em Porto Alegre, a INCOTERM, nos deparamos com o seguinte aviso:

Este termômetro industrial, que abrange uma larga faixa de temperaturas entre -50°C a 420°C, conforme o aviso, não serve para a medição de febre, pois a incerteza em uma medida com ele realizada é cerca de 2°C. E isto vale para os termômetros industriais de um modo geral, independente da marca.

Um termômetro infravermelho adequado para a medição da temperatura corporal humana opera em uma faixa estreita de temperaturas e deve ser suficientemente sensível para realizar medidas com incertezas de cerca de 0,1°C a 0,2°C. Ou seja, deve ser um termômetro clínico (ou médico) de infravermelho.

Um bom termômetro clínico deste tipo incorpora também um sensor de proximidade que detecta a distância adequada entre ele e a testa da pessoa a ser monitorada (cerca de 5cm é a distância correta para se realizar a medida).  Exemplifico a seguir com um termômetro clínico da INCOTERM.

Então é possível medir com precisão a temperatura da superfície do corpo para detectar se uma pessoa se encontra em estado febril (vide abaixo o comentário do Marcello). Mas não é qualquer termômetro infravermelho que serve para este mister.

Mais sobre o tema do infravermelho e termômetros:  Infravermelho.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Um comentário em “Medindo a temperatura do corpo com termômetro infravermelho: é confiável?

  1. Marcello rodrigus disse:

    Lembrando que a temperatura da pele humana em algumas partes do corpo não é igual a temperatura do seu interior. Normalmente partes periféricas do corpo tem temperaturas menores que no interior. Orelha, mãos. .. costumam ter uma temperatura um pouco menor que a temperatura do interior do corpo, aquela que seria medida no sovaco com um termômetro clínico de vidro e mercurio, como antigamente se fazia

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *