X

Medição de corrente com alicate amperímetro para detectar furto de energia.

Olá Professor,

Um técnico da concessionária de energia aqui da minha cidade fez um teste em um medidor de energia aqui na Empresa (sala comercial onde trabalhamos) e constatou uma ‘fraude’. Ele pegou o alicate amperímetro e ‘abraçou’ todas as fases (3) com o neutro e disse que o resultado no display deveria ser 0 (zero) e estava acusando 6A. Ele constatou que quando desligava o ar-condicionado o resultado ia para zero (0). Essa sala onde trabalhamos (103) fica colada com a 104 e suspeitamos que, quem fez a instalação elétrica do Ar, pode ter pego uma fase de outra sala.

Pergunta: É verdade essa questão do ZERO na alicate amperímetro com as três fases e o neutro ? Qual é a explicação para esse fenômeno ? Obrigado.

Respondido por: Prof. Renato Machado de Brito - Escola de Engenharia da UFRGS

De fato a soma instantânea  das correntes em uma instalação deve ser zero pois podes aplicar a lei de Kirckhhoff das correntes em um nó. O  conjunto das cargas de uma instalação pode ser interpretado como um super nó. Existe no entanto a hipótese de que haja fuga de  corrente para o aterramento se a corrente de alguma carga não estiver voltando pelo Neutro ou por uma das fases e sim pelo aterramento de alguma carcaça.
Como a diferença apresentada é de 6 ampères acho que não  se trata de correntes de fuga. Mas pode  não ser uma fraude e sim um engano de alguém que  conectou o equipamento  em uma fase de uma rede e o neutro da outra.
Existe também uma outra possibilidade de erro se o amperímetro de alicate não conseguir medir adequadamente todas as componentes das correntes. Em cargas que incluem inversores, as correntes deixam de ser senoidais e alguns amperímetros de alicate já não funcionam muito bem.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *