X

Material para blindagem magnética

Que tipo de material magnético podemos considerar como análogo ao dielétrico, com base no campo elétrico externo e o campo induzido dentro do material, e o campo magnético externo e induzido?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Um dielétrico tem a notável propriedade de atenuar campos elétricos em seu interior. Ou seja, ao se aplicar um campo elétrico sobre o dielétrico, graças às cargas induzidas no dielétrico, o campo elétrico resultante no seu interior (o campo das cargas induzidas se opõem ao campo externo no interior do material) é menor do que o campo externo.

Os materiais ferromagnéticos e os paramagnéticos produzem um efeito análogo em relação ao campo magnético externo que se lhes aplica. Tal decorre de que esses materiais apresentam pólos magnéticos induzidos. Entretanto nos materiais paramagnéticos o efeito é muito pequeno se comparado com os ferromagnéticos. Vide Diamagnetismo, paramagnetismo e ferromagnetismo.

Quando se quer “blindar” um região do espaço para campos magnéticos usa-se uma estrutura ferromagnética envolvendo a região a ser “blindada”. A “blindagem” assim realizada, que é análoga à “gaiola de Faraday” na eletrostática, atenua o campo magnético externo (quase o eliminando para fins práticos) desde que se opere longe da situação de “saturação” do material ferromagnético.

Uma liga de ferro e cromo, denominada mu-metal (Mu-metal na Wikipedia), é muito utilizada em blindagens magnéticas.

Outras questões relacionadas:

Blindagem magnética –  http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=159

Existe algum tipo de metal ou qualquer tipo de material capaz de isolar o campo magnético de um ímã? – http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=382

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 8887.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *