X

Mais um exercício terraplanista de dissociação cognitiva na determinação da distância Terra-Sol

A cada tentativa de determinar a distância Terra-Sol na mítica Terra Plana um novo resultado, inconsistente com os demais, é obtido. Esta postagem trata da determinação do terraplanista Lucas Jardim.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Na postagem Distância ao Sol na mítica Terra Plana: a razão de as diversas estimativas serem conflitantes! demonstrei que as tentativas de determinação da distância Terra-Sol no modelo de Terra Plana levarão a resultados diferentes conforme os dois pontos de observação na superfície do globo estiverem mais afastados.

Em conversa com o terraplanista Lucas Jardim no FB, que não conhecia a minha discussão acima indicada, desafiou-me a demonstrar onde estava o erro da sua determinação da distância Terra-Sol a partir de observações da elevação do Sol em Macapá (Amapá – Brasil) e Malabo na Guiné (Guiné Oriental – África). A figura 1 foi postada pelo Lucas Jardim com a sua determinação.

lucas_jardim

Não há erros nos cálculos! Entretanto é o anacrônico e esdrúxulo modelo de TP que não condiz com a realidade pois a cada nova medida, os resultados serão diferentes conforme os dois pontos na superfície do globo estejam mais ou menos afastados entre si. Lembremos que o religioso fundamentalista Samuel Rowbotham no século XIX estimou esta distância em não mais de 1200 km!

A altura H do Sol no mítico modelo de Terra Plana está relacionada com a diferença em latitude ou longitude Δλ entre os dois pontos de observação. Este ângulo Δλ também é  o valor da distância angular entre a vertical no ponto da superfície do globo onde o Sol está no zênite e  no outro ponto onde o astro é observado inclinado conforme a figura 2 representa.

altura_sol

Nota-se então que a única informação necessária para se estimar a distância ao Sol no esdrúxulo e anacrônico modelo de TP é, além do raio da Terra, APENAS o ângulo indicado em vermelho na figura 3.Desta forma todas as medidas utulizadas pelo Lucas são supérfluas, interessando apenas o ângulo de 30 graus ou 0,524 radianos.

angulo

Substituindo-se o ângulo de 0,524 rad na equação da figura 2 calcula-se H = 5780 km, portanto apenas 18 km de diferença (0,3) em relação ao resultado do Lucas de 5762 km na figura 1.

Para chegar ao cálculo da distância Terra-Sol o Lucas necessitava conhecer também a distância entre Macapá e Malabo. Como se conhece tal distância? Usando o Google Earth se encontra o valor indicado pelo Lucas.

A uilização do Google Earth, seja pelo Lucas, seja por tantos outros terraplanistas em vídeos do YT, a fim de realizarem medidas que alegam “refutar o globo”, se constitui em exercícios de dissociação cognitiva. Qualquer pessoa lúcida e honesta intelectualmente sabe que tais medidas somente estão corretas se a Terra NÃO é plana.

Para encerrar esta discussão a figura 4 apresenta todos os possíveis resultados para as tentativas de se estimar a distância Terra-Sol no anacrâonico e esdrúxulo modelo de TP em função do ângulo Δλ ou da distância D entre os dois locais na superfície da Terra. No caso da determinação do Lucas esta distância, conforme ele a calculou na figura 1, é D = 3327 km. A figura 4 apresenta também os resultados de dois terraplanistas famosos, Anaxágoras (século V a.C.)  e Voliva (século XX), além do terraplanista brasileiro.

terra_sol

A cada nova tentativa de determinação da distância Terra-Sol os terraplanistas obterão resultados diferentes, tanto menores quanto mais distantes estiverem os pontos de observação pois como é bem sabido a vinte e cinco séculos a Terra NÃO é plana!

Outras postagens sobre a Terra Plana: Mítica Terra Plana.

Um vídeo que trata do tema: Carlos Machado.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 868.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *