X

Mais um argumento patrocinado pelo Domo da Ignorância que cobre a mitológica Terra Plana

E ai . . . Alguém ja conseguiu reproduzir o experimento provando que é possivel existir contenção de gases sem barreira física como a ciência heliocentrista afirma acontecer no tal globo? Como eu sei que não, o globo continua sendo lenda e a terra continua sendo PLANA!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Apesar do tema já ter sido discutido em Perda da atmosfera: por que o ar não escapa do planeta? e em Gedankenexperiment: Pressão na caixa que é conectada à atmosfera de grande altitude farei alguns comentários sobre o comportamento da atmosfera e depois uma pergunta aos terra-chatos (a pergunta eu já a fiz diversas vezes sem obter qualquer resposta).

Historicamente remonta a Blaise Pascal (1623-1662) a hipótese de que vivemos no fundo de um “oceano de ar”.  O Puy-de-Dôme (montanha na França) em 1648 foi o palco do teste da “hipótese do oceano de ar”, quando Florin Pérrin, ao subir cerca de 1000 m na montanha, constatou que a coluna de seu barômetro de mercúrio diminuiu em mais de 8cm (portanto a pressão atmosférica a 1000m de altitude é cerca de 0,9atm enquanto no pé da montanha é 1atm). Alguns dias depois, ao subir cerca de 50m na torre da catedral de Clermon-Ferrand, Pérrin registrou que a coluna de mercúrio baixou em 4mm.

A pressão atmosférica e a densidade do ar atmosférico diminuem conforme a altitude aumenta e tal fato é conhecido desde o século XVII. Sabemos que a pressão a 11km de altitude é apenas 0,2atm e por isso o interior dos aviões deve ser pressurizado. Já a 40km de altitude (início do salto recorde de Felix Baumgartner em 2012) é apenas 0,003atm.

E agora a pergunta aos terraplanistas (já realizada muitas vezes e ainda sem resposta): Qual é a barreira física que serve de contenção para que o ar a 1atm na superfície da Terra não escape para, por exemplo, a altitude de 1km, 11km ou 40km?

Como os terra-chatos já se mostraram totalmente incapazes de responder a pergunta, segue  a resposta:

Existe uma barreira física entre o nível do mar e a atmosfera de alta altitude onde, por exemplo, voa um avião. A barreira física separando o nível do mar da região onde o avião voa tem espessura de 11km quanto o voo acontece na altitude de 11km; e uma barreira com espessura de 40km separa o nível do mar da região onde se iniciou o salto recorde do Felix a 40km de altitude. Ou seja, como o ar pesa (vide Pesando ar?), é o próprio peso do ar acima da região considerada que impede que ele escape para as regiões mais elevadas.

A resposta poderia terminar por aqui mas é interessante, para estontear mais ainda os terra-chatos ?, avançar  um pouco. O ar, como qualquer pedaço de matéria próximo da Terra, é grave. A palavra grave possui muitos significados e o que interessa neste contexto é um particular significado de grave: possuir peso (vide Dicionário Priberam). Portanto a palavra gravidade, que é derivada da palavra grave (ter peso), é a razão para o ar ao nível do mar não escapar para as altas altitudes onde a pressão pode chegar a ser quase nula.

Finalmente um comentário sobre a figura que o terraplanista usou em seu questionamento. A atmosfera terrestre não termina abruptamente como a figura sugere. Ao aumentar a altitude o ar vai se tornando menos denso, atingindo em grandes altitudes tal rarefação que que pode ser chamado de vácuo (vide Medindo o vácuo). Exatamente porque estas mudanças são graduais, mediadas pelo peso do ar ou a gravidade, é que não há necessidade de um Domo da Ignorância cobrindo o planeta.

Vide também O que segura o ar na nossa atmosfera? Seria o domo da ignorância plana? Não!

“Docendo discimus.” (Sêneca)


6 comentários em “Mais um argumento patrocinado pelo Domo da Ignorância que cobre a mitológica Terra Plana

  1. Borde Zax disse:

    Fazemos (e hoje já não é novidade) a contenção de gases sem a tal “barreira física” até quando eles têm carga elétrica, que faz com que forças mais fortes que a da gravidade tendam a afastar as partículas do gás. É o caso dos plasmas, que são armazenados em garrafas magnéticas sem contato físico com nenhum material, já que suas temperaturas enormes fundem qualquer material concebível. A rigor, há sim uma “barreira física” que é provida pelas forças de ação à distância. Também é o caso da gravitação. Às vezes chamamos a “barreira” de “barreira de potencial”, quando apropriado. As forças de ação à distância, como a da gravitação de Newton, foram admitidas há tempos, mas incialmente refutadas pelos cartesianos. Será que os terrachatos conseguirão ressuscitar este drama? Seria mais interessante que eles se debruçassem sobre um drama mais contemporâneo, a “spooky action” da mecânica quântica. Parabéns pelo site.

  2. Fernando Suelotto disse:

    O assunto da terraplana é dos terraplanistas e é como uma doença, uma histeria coletiva e deve ser tratada por psicanálise. Alguns destes terraplanistas , no entanto, tiram proveito publicando videos no youtube ( e somente assim, pois não há risco de discussão…) e assim garantem “clicks” nos videos e dindin no seus bolsos…

  3. Alexandre rihan disse:

    Bom dia, pois o Alcorão nos informa muitas coisas que hoje a ciência comprova, incluindo a questão atmosférica, terra esférica ovalada, órbitas e tudo o mais.
    Lamentavelmente alguns muçulmanos ignorantes tem entendido a palavra “fez da terra um leito” como sendo a terra plana, o que não é afirmado por Allah no Alcorão, ao contrário é dito que a terra, a lua, o sol e etc, cada um tem sua órbita e a terra foi “achatada” em suas extremidades dando a forma de um ovo (a palavra árabe tem referência ao ovo de avestruz) e além disso o Alcorão nos reporta que o universo está em expansão.
    Comprovado hoje pelos cientistas e astrofísicos.

    A questão é: como pode isso ter nos sido revelado a 1400 anos atrás por um homem analfabeto que não tinha conhecimento de outros povos? E o pior: como pode um muçulmano acreditar em terra-plana (uma baboseira bíblica ou medieval) e não crer no que o Alcorão afirma???

    • Fernando Lang disse:

      É por demais sabido que os muçulmanos foram os herdeiros do conhecimento dos antigos gregos. Tal conhecimento foi reintroduzido na Europa com a invasão da Espanha a partir de 711. E os antigos gregos sabiam da forma esférica da Terra.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *