X

Magnetismo terrestre: novamente a Terra Plana é refutada por um terra-chato!

Prof. Lang

Qual a sua avaliação deste argumento de terraplanistas na figura abaixo?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Transcrevo uma parte da postagem  Afinal para onde a bússola aponta! na qual o perguntante questionava  para qual polo magnético da Terra a bússola aponta.

De fato uma bússola não aponta para polo algum. A orientação da agulha magnética é a orientação da linha de indução magnética onde a bússola está localizada. Esta orientação somente em casos muito especiais aponta para um polo magnético da Terra. Adicionalmente o campo magnético da Terra, que é produzido por correntes elétricas no núcleo do planeta – não por imantação de material ferromagnético pois no núcleo o estado ferromagnético é impossível devido às altas temperaturas – não é bem comportado, apresentando polos secundários e muitas anomalias, inclusive decorrentes do vento solar. Vide por exemplo Anomalia Magnética de Kursk  e  Anomalia Magnética do Atlântico Sul.

 Grosseiramente e por simplicidade didática pode-se dizer que o polo norte magnético da agulha aponta aproximadamente para o polo sul magnético da Terra e este se encontra próximo ao polo norte geográfico da Terra. Entretanto tal afirmação deve ser relativizada e complementada com os conceitos de inclinação magnética e declinação magnética, ambos essenciais para quem efetivamente quiser se orientar com uma bússola. 

As bússolas utilizadas para a orientação – bússolas de declinação magnética – permitem que a agulha imantada gire em um plano horizontal. Desta forma tais tipos de bússolas não são adequadas para detectar que o campo magnético da Terra não é horizontal (salvo em localizações muito especiais). Existem bússolas que permitem a agulha magnética girar no plano vertical, sendo usadas para medir a inclinação do campo magnético da Terra em relação à horizontal. A figura 1 apresenta uma dessas antigas bússolas de inclinação magnética (semelhante a uma bússola que existe no IF-UFRGS).

Aqui em Porto Alegre o campo magnético da Terra está inclinado cerca de 40 graus com a horizontal. Em Macapá a inclinação é de apenas 2 graus e em Ushuaia é cerca de 50 graus. Neste endereço é possível se obter os ângulos de inclinação e declinação magnética em qualquer local do planeta: Find the magnetic declination at your location.

Portanto, pela primeira vez eu encontrei um texto de terra-chatos que tem um grão de verdade 😉 (apesar dos notórios erros de português) quando afirma que “uma bussula em cima de uma superfície plana … apontando para o espaço e não para o extremo Norte e Sul do globo“. E como esta orientação acontece de fato, tal corrobora a Terra real e refuta outra vez a mitológica Terra Plana.

A imbecilidade dos terra-chatos se manifesta em outras afirmações constantes da figura enviada. Qualquer criança que já brincou com um ímã sabe que qualquer polo magnético do imã é capaz de atrair uma bússola. Portanto a afirmação de que “o Sul não possui atração magnética” é um absurdo digno de um fideísta das seitas TP que optou por ser patrocinado pelo Domo da Ignorância que cobre o mundo mítico no qual ele imagina viver.

Sobre o magnetismo terrestre existe outra postagem do CREF que “homenageia” a burrice de um terra-chato: Fontes do campo magnético da Terra e a estrutura interna de nosso planeta.

Vide outras postagens em Mítica Terra Plana.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Um comentário em “Magnetismo terrestre: novamente a Terra Plana é refutada por um terra-chato!

  1. marcelo alves disse:

    pqp…estes…terraplanistas não evoluíram ou sofreram algum tipo de lavagem cerebral porrrrr……

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *