X

Isolamento para campo magnético

olá, tenho uma dúvida : em um ambiente que sofre influência de um campo magnético consideravelmente alto, a ponto de interferir em computadores, como evitar essa influencia?  Seria possível isolá-lo inserindo o gerador do campo em uma gaiola de Faraday, ou seja, criar a gaiola em volta do objeto para isolar o campo?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Há diversas postagens relacionadas com o tema, acessíveis em Blindagem magnética.

Uma “gaiola de Faraday magnética” deve ser uma estrutura metálica de material ferromagnético, ou seja, não é qualquer metal que serve para a sua construção (vide também Material para blindagem magnética).  O efeito de blindagem está representado esquematicamente na figura 1 e decorre da magnetização da estrutura ferromagnética que envolve a região a ser blindada.

É importante notar que o efeito de blindagem acontece por dentro da “gaiola de Faraday magnética”.  Caso a fonte de campo magnético fosse colocada dentro da gaiola, existiria externamente um campo magnético devido também à magnetização da gaiola.

Desta forma a proteção (parcial) de um computador para campos magnéticos é realizada por colocá-lo em uma caixa de material ferromagnético (não é por acaso que as caixas de computadores são usualmente de material ferromagnético).

A partir de 38min há uma discussão  sobre a blindagem magnética no vídeo da palestra Motos Perpétuos e Máquinas de “Free Energy”: não existe almoço grátis na natureza!

Vide também Confinamento do campo magnético num material de alta permeabilidade.

“Docendo discimus.”


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *