X

Incautos são enganados pelos motores magnéticos “maravilhosos”!

Ontem, dia 15 de outubro de 2015, recebi duas mensagens em meu endereço eletrônico da UFRGS de pessoas diferentes que queriam informações sobre os “maravilhosos” motores magnéticos que “miraculosamente” produzem energia utilizando EXCLUSIVAMENTE super ímãs. Na verdade, conforme já destacado em diversas outras postagens, tais motores são GRANDES EMPULHAÇÕES.

A seguir transcrevo a primeira mensagem que recebi, com minha resposta e a  réplica do interessado. Deixo para outra postagem a troca de mensagens com asegunda pessoa que me escreveu.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

MENSAGEM INICIAL:

Olá professor. li sua resposta a uma pergunta feita sobre motores magnéticos http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=674 e gostaria de um esclarecimento, se possível.

Seu relato é em relação a não ser possível uma alta potência e um tempo de vida ‘infinita’ sem recargas? Ou seria inviável também até mesmo para potências menores para funcionar durante algumas horas por dia?

É que sou concluinte do curso de Design da UFCG e pensei na possibilidade de desenvolver um ventilador movido a imãs para o meu trabalho de conclusão de curso.

Daí antes de considerar o projeto, eu preciso saber da viabilidade real. 

Já pesquisei e vi que o motor magnético infinito é considerado de fato impossível, porém para o meu projeto o motor não precisaria ser necessariamente infinito, bastando ter um tempo de uso mais duradouro do que uma pilha/bateria. Mas li que você falou que a energia contida em um imã (que tenha o mesmo tamanho de uma pilha) tem menos energia que a pilha. Li em Como se calcula a energia magnética em um ímã? 

Minha intenção com o projeto do ventilador movido a imã seria que as pás rodassem o mínimo necessário para gerar a ventilação para refrescar o calor. E que durasse mais que um ventilador movido a pilha, como falei antes.

Você acha possível construir um sistema com imãs que gere essa ventilação duradoura?

Se minha intenção fosse construir um motor infinito tal como o Penredev para grandes potências, eu já estaria (e estou) convencido de que não funciona, como você bem explicou. Mas sendo uma potencia menor para mover um ventilador doméstico, pensei se não seria possível.

Se for possível porém com uma potencia bem pequena (como a potencia que o ser humano gera ao abanar um leque) já poderia ser útil para o meu projeto, pois esse ventilador seria usado na ausência de energia elétrica (quando falta energia nas casas), dai seria melhor ter um “ventilador fraco” do que nenhum, não é mesmo. 🙂

Possível questionamento: “ué, mas nesse caso de falta de energia eletrica não seria melhor usar um ventilador movido a bateria que ja existe no mercado?”

Explicação: sim, mas a intenção do ventilador magnetico seria ser mais duradouro que esse à bateria é.

Aguardo suas considerações. Obrigado.

MINHA RESPOSTA:

 Olá

Se conseguires um motor magnético, exclusivamente com ímãs permanentes e sem aporte de energia elétrica, que funcione, ainda que por um tempo muito menor do que tempo que um motor à pilha acionando um ventilador,  ficarás milionário e ganharás também o Prêmio Nobel. 🙂

Se quiseres tentar, deixa para fazer DEPOIS do teu TCC pois do contrário não terás TCC.

Abraços, Fernando

RÉPLICA DO ALUNO:

:'( Entendi.:'(  talvez com um teste em escala reduzida eu verificasse que é impossivel, dai como nunca testei fiquei com a ilusao de que poderia funcionar de alguma forma.A questao é: se fosse posssivel pq ninguem fez até hoje para uso industrial? Ai dizem que é pq os barões do petroleo boicotam. hehe

Talvez um dia eu tente para ver na pratica, mas para o TCC realmente não vai dar. Muito obrigado pela atenção. abraço.

Outras postagens tratando da grande empulhação dos motores magnéticos exclusivamente com super ímãs:

Enfraquecimento de imã permanente

Motor Magnético Perendev: fraude!

ALGUNS SONHOS SÃO APENAS DELÍRIOS PARA QUEM SABE UM POUCO DE FÍSICA! – Outra vez o motor magnético de Perendev

O que é e como funciona um motor magnético?

Alguém me explica como são possíveis os motos contínuos?

A panaceia energética: vácuo quântico!

Moto contínuo é possível sim!! 😉 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1830.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *