X

Horizonte no nível dos olhos em qualquer altitude porque a Terra é plana! Será mesmo?

Professor Lang

Assisti sua palestra em vídeo da UNISINOS e achei muito didática, cheia de argumentos bem fundamentados. Parabéns! Gostaria que o sr. comentasse pois um terra-chato afirmou que o horizonte sempre se encontra no mesmo nível do observador e que isto somente pode ser explicado porque a Terra é plana. Ele disse que “mesmo à 30 km de altura com balões, podemos ver o horizonte a nível dos olhos”. Agradeço antecipadamente.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O discurso dos terraplanistas sempre enfatiza que é muito importante que todas as afirmações sejam baseadas em experiências sensoriais. Entretanto eles creem, tem fé em coisas que ninguém viu ou verá como por exemplo o  Domo da Ignorância e da Fé Demais que cobre o mítico mundo em forma de pizza, com borda e centro gelado, no qual imaginam viver.

A reta que une o horizonte geométrico aos olhos de um observador, situado a uma altura H sobre uma esfera, de fato está inclinada para baixo da horizontal  conforme representa a figura 1. O ângulo de inclinação está identificado pela letra grega beta (β), e assim como a distância D ao horizonte pode ser expressa em função de H e R (raio da esfera). Este ângulo em radianos também é uma função de H e R conforme explicitado na figura 1. Interessante notar que o valor do ângulo é o mesmo da distância angular na esfera entre o horizonte e o observador.

horizonte

O ângulo β tende a zero quando o raio R tende a infinito. Desta forma em uma superfície plana o horizonte, independentemente da altitude visada,  se encontra sobre a reta horizontal que passa pelos olhos do observador. Ou seja, na anacrônica e mítica Terra Plana um observador poderia “ver o horizonte a nível dos olhos” como afirmado pelo terraplanista (na verdade se a Terra fosse plana o horizonte, dado que estaria muito distante, não seria discernível pois já que o solo ou a água se confundiria com o céu por causa do efeito discutido em Espalhamento de Rayleigh e atmosfera: por que não vemos uma “névoa” de gás atmosférico?) . No mundo real não é assim! Mais sobre a distância ao horizonte em Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual.

E na Terra esférica, com raio de 6370 km, quais serão os valores do ângulo beta? A figura 2 apresenta o gráfico que relaciona o ângulo β com a altura H do ponto de visada.

ang_horizonte

Na Terra real o ângulo β é pequeno (quase nulo) para alturas h de alguns metros. Para uma altura de mil metros (1 km) tal ângulo é apenas um grau. Na altitude em que voam grandes aviões (10 km) este ângulo de inclinação é de apenas 3,2 graus, entretanto facilmente identificável pois observadores em tais circunstâncias, quando miram o horizonte, devem olhar um pouco para baixo em relação a horizontal. Um amigo, aviador comercial, comentou que além desta percepção, ele nota costumeiramente que quando a linha do horizonte está visível é possível se discernir que ela é levemente curva.

A propósito da curvatura da linha do horizonte, verificada até em vídeos de terraplanistas que tinham o intuito de negar,  vide por exemplo DETONANDO A TERRA PLANA parte 7 |, Terra plana 80 – A curvatura provada até pelo “paint brush” e  Terra plana 80.1 – Explicando a “explicação”.

Se o horizonte for observado da altitude de 30 km, o ângulo de inclinação da linha de visada em relação à horizontal do observador já é quase 6 graus. O salto recorde da estratosfera do Felix Baumgartner iniciou-se a 40 km de altitude e quando ele estava na iminência de o efetuar, olhou para o horizonte, perceptivelmente inclinando o seu olhar (a inclinação para tal altitude é aproximadamente 6,7 graus e a distância ao horizonte é 715 km).

Terraplanistas apresentam comumente muita dificuldade cognitiva e/ou exercitam forte dissociação cognitiva a fim de sustentarem a crença esdrúxula e anacrônica sobre uma mítica Terra Plana. Inventam observações que nenhum deles realizou como esta do balão a 30 km de altitude. Vide mais sobre o tema no artigo Sobre a forma da Terra.

Um calculador completo, incluindo a refração e outros parâmetros (inclusive capaz de simular a Terra Plana), está disponível em  Curvature App: Simulation of Globe-Earth and Flat-Earth.

Vide este artigo sobre a “queda do horizonte”: Dip horizon.

Adicionado em 23/02/2018:  Horizon Drop: The Easiest, Most Definitive Way to Prove the Curvature of the Earth

Adicionado em 13/07/2018: Outras postagens sobre a Terra Plana: The Horizon is not at Eye Level. Flying West over water with clear skies.

Adicionado em 02/12/2018: Vídeo Terra plana? O horizonte sempre sobe aos olhos do observador?

Adicionado em 01/01/2020: Curvatura da Terra observada de um avião?

Adicionado em 14/04/2020: Como ver a curvatura da Terra.

Adicionado em 23/02/2020: IRU LANDUCCI Y LOS SUPUESTOS HORIZONTES A LA ALTURA DEL OBSERVADOR

Adicionado em 25/09/2020: A linha do horizonte é curva?

Adicionado em 01/10/2020: O horizonte da Terra Plana.

Mais postagens sobre a esdrúxula TP em Mítica Terra Plana.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 812.


17 comentários em “Horizonte no nível dos olhos em qualquer altitude porque a Terra é plana! Será mesmo?

  1. Terraplanistas apenas AFIRMAM que a grandes altitudes o horizonte da Terra sobe ao nível dos olhos do observador. Eles não mediram; apenas olharam. Se estivessem de fato procurando a verdade teriam medido e a encontrado, porque a queda do horizonte físico da Terra já é notada a poucos metros acima do nível do mar.

  2. kleber Guerra Patry disse:

    Não seria: D= raiz de 2RH+H^2?
    Cheguei aqui depois de ver a insistência burrica dos TPs. Ao ler o artigo me deparei com a figura e para tirar a prova dos 9 fiz os cálculos usando aleatoriamente R=7 e H=3 e pela formula D^2=42 quando deveria ser D=51.
    Espero que eu tenha contribuído
    Logo mais vou entrar em contato com uma teoria do ” Sol Parou” um insghit ; algo muito louco mas fisicamente possível ,que tive ao ver o Flavio Gomes com o experimentos extraordinários dele. Aguardo um retorno.
    Atenciosamente.
    Kleber

  3. Elizeu Rodrigues disse:

    Não sou terraplanista mas qdo vou à praia não consigo enxergar os navios que estão a 12 km da areia. Mas com minha JVC consigo ver o navio por inteiro, completo, em linha reta, não em curvatura. Cadê a curvatura da matemática?

  4. Ronaldo Alves disse:

    Então como é possível observar um alvo à 50km de distância como neste exemplo abaixo:
    (Vídeo de desinformação suprimido pelo CREF)

    Detalhe, tem outros exemplos com distâncias até maiores… Teste de curvatura em Chicago a 83KM -540 metros? (Vídeo de desinformação suprimido pelo CREF)

  5. Guilherme disse:

    A matemática do globo é fácil, tem até site pronto para isso
    https://dizzib.github.io/earth/curve-calc/?d0=30&h0=10&unit=imperial

    Se você está na altitude nível do mar, puxa um zoom com uma nikon p900 o p1000 que possui zoom de 100x a 125x, você consegue ver objetos a nível do mar a mais de 50km. Se você calcula onde o seu nível de tripé da camera é de 1,80m por exemplo, e a distância vista de um objeto ao nível do mar com zoom foi de 50km (está cheio de experimento assim na web), de acordo com a curvatura da terra esse objeto teria que estar oculto a 160.4143 metros pela curvatura da terra. Inexplicável em um modelo Globo. Pode colocar todas as equações do globo existentes, é INEXPLICÁVEL. Isso é ciência. Pseudo Ciência é ficar atrás de um computador respondendo perguntas com embasamento de bibliotecário sem comprovações experimentáis mensuráveis, observáveis e reproduzíveis.

    Nikola Testa já falava destes supostos pseudos ciêntistas “Cientistas de hoje substituíram a matemática por experiências, e eles afastam-se, equação depois de cada equação, e eventualmente constróem uma estrutura que não tem nenhuma relação com a realidade.”

  6. Renan disse:

    Professor, Então se um balão estratosférico alcançar mais que 30km de altitude a curvatura da terra poderá ser observada sem nenhum problema?

  7. Whill disse:

    As respostas foram suficientes e convincentes, não restando mais dúvida.

  8. José Soares de Souza Filho disse:

    Engraçado… chamam de desinformação quando não está de acordo com o que se convencionou. Mesmo que se poste um vídeo mostrando distâncias de mais de 50km planas em vários lugares no mundokkkk, quando deveria em uma distância dessas um acorbertamento do alvo com mais de 160mt. Me polpe!!! Isso é que é religião da terra globo mitológica.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *