X

Horizonte no nível dos olhos em qualquer altitude porque a Terra é plana! Será mesmo?

Professor Lang

Assisti sua palestra em vídeo da UNISINOS e achei muito didática, cheia de argumentos bem fundamentados. Parabéns! Gostaria que o sr. comentasse pois um terra-chato afirmou que o horizonte sempre se encontra no mesmo nível do observador e que isto somente pode ser explicado porque a Terra é plana. Ele disse que “mesmo à 30 km de altura com balões, podemos ver o horizonte a nível dos olhos”. Agradeço antecipadamente.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O discurso dos terraplanistas sempre enfatiza que é muito importante que todas as afirmações sejam baseadas em experiências sensoriais. Entretanto eles creem, tem fé em coisas que ninguém viu ou verá como por exemplo o  Domo da Ignorância e da Fé Demais que cobre o mítico mundo em forma de pizza, com borda e centro gelado, no qual imaginam viver.

A reta que une o horizonte geométrico aos olhos de um observador, situado a uma altura H sobre uma esfera, de fato está inclinada para baixo da horizontal  conforme representa a figura 1. O ângulo de inclinação está identificado pela letra grega beta (β), e assim como a distância D ao horizonte pode ser expressa em função de H e R (raio da esfera). Este ângulo em radianos também é uma função de H e R conforme explicitado na figura 1. Interessante notar que o valor do ângulo é o mesmo da distância angular na esfera entre o horizonte e o observador.

horizonte

O ângulo β tende a zero quando o raio R tende a infinito. Desta forma em uma superfície plana o horizonte, independentemente da altitude visada,  se encontra sobre a reta horizontal que passa pelos olhos do observador. Ou seja, na anacrônica e mítica Terra Plana um observador poderia “ver o horizonte a nível dos olhos” como afirmado pelo terraplanista. No mundo real não é assim! Mais sobre a distância ao horizonte em Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual.

E na Terra esférica, com raio de 6370 km, quais serão os valores do ângulo beta? A figura 2 apresenta o gráfico que relaciona o ângulo β com a altura H do ponto de visada.

ang_horizonte

Na Terra real o ângulo β é pequeno (quase nulo) para alturas h de alguns metros. Para uma altura de mil metros (1 km) tal ângulo é apenas um grau. Na altitude em que voam grandes aviões (10 km) este ângulo de inclinação é de apenas 3,2 graus, entretanto facilmente identificável pois observadores em tais circunstâncias, quando miram o horizonte, devem olhar um pouco para baixo em relação a horizontal. Um amigo, aviador comercial, comentou que além desta percepção, ele nota costumeiramente que quando a linha do horizonte está visível é possível se discernir que ela é levemente curva.

A propósito da curvatura da linha do horizonte, verificada até em vídeos de terraplanistas que tinham o intuito de negar,  vide por exemplo DETONANDO A TERRA PLANA parte 7 |, Terra plana 80 – A curvatura provada até pelo “paint brush” e  Terra plana 80.1 – Explicando a “explicação”.

Se o horizonte for observado da altitude de 30 km, o ângulo de inclinação da linha de visada em relação à horizontal do observador já é quase 6 graus. O salto recorde da estratosfera do Felix Baumgartner iniciou-se a 40 km de altitude e quando ele estava na iminência de o efetuar, olhou para o horizonte, perceptivelmente inclinando o seu olhar (a inclinação para tal altitude é aproximadamente 6,7 graus e a distância ao horizonte é 715 km).

Terraplanistas apresentam comumente muita dificuldade cognitiva e/ou exercitam forte dissociação cognitiva a fim de sustentarem a crença esdrúxula e anacrônica sobre uma mítica Terra Plana. Inventam observações que nenhum deles realizou como esta do balão a 30 km de altitude. Vide mais sobre o tema no artigo Sobre a forma da Terra.

Um calculador completo, incluindo a refração e outros parâmetros (inclusive capaz de simular a Terra Plana), está disponível em  Curvature App: Simulation of Globe-Earth and Flat-Earth.

Vide este artigo sobre a “queda do horizonte”: Dip horizon.

Adicionado em 23/02/2018:  Horizon Drop: The Easiest, Most Definitive Way to Prove the Curvature of the Earth

Adicionado em 13/07/2018: Outras postagens sobre a Terra Plana: The Horizon is not at Eye Level. Flying West over water with clear skies.

Adicionado em 02/12/2018: Vídeo Terra plana? O horizonte sempre sobe aos olhos do observador?

Adicionado em 01/01/2020: Curvatura da Terra observada de um avião?

Adicionado em 14/04/2020: Como ver a curvatura da Terra.

Adicionado em 23/02/2020: IRU LANDUCCI Y LOS SUPUESTOS HORIZONTES A LA ALTURA DEL OBSERVADOR

Mais postagens sobre a esdrúxula TP em Mítica Terra Plana.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 812.


12 comentários em “Horizonte no nível dos olhos em qualquer altitude porque a Terra é plana! Será mesmo?

  1. Terraplanistas apenas AFIRMAM que a grandes altitudes o horizonte da Terra sobe ao nível dos olhos do observador. Eles não mediram; apenas olharam. Se estivessem de fato procurando a verdade teriam medido e a encontrado, porque a queda do horizonte físico da Terra já é notada a poucos metros acima do nível do mar.

  2. kleber Guerra Patry disse:

    Não seria: D= raiz de 2RH+H^2?
    Cheguei aqui depois de ver a insistência burrica dos TPs. Ao ler o artigo me deparei com a figura e para tirar a prova dos 9 fiz os cálculos usando aleatoriamente R=7 e H=3 e pela formula D^2=42 quando deveria ser D=51.
    Espero que eu tenha contribuído
    Logo mais vou entrar em contato com uma teoria do ” Sol Parou” um insghit ; algo muito louco mas fisicamente possível ,que tive ao ver o Flavio Gomes com o experimentos extraordinários dele. Aguardo um retorno.
    Atenciosamente.
    Kleber

  3. Elizeu Rodrigues disse:

    Não sou terraplanista mas qdo vou à praia não consigo enxergar os navios que estão a 12 km da areia. Mas com minha JVC consigo ver o navio por inteiro, completo, em linha reta, não em curvatura. Cadê a curvatura da matemática?

  4. Ronaldo Alves disse:

    Então como é possível observar um alvo à 50km de distância como neste exemplo abaixo:
    (Vídeo de desinformação suprimido pelo CREF)

    Detalhe, tem outros exemplos com distâncias até maiores… Teste de curvatura em Chicago a 83KM -540 metros? (Vídeo de desinformação suprimido pelo CREF)

  5. Guilherme disse:

    A matemática do globo é fácil, tem até site pronto para isso
    https://dizzib.github.io/earth/curve-calc/?d0=30&h0=10&unit=imperial

    Se você está na altitude nível do mar, puxa um zoom com uma nikon p900 o p1000 que possui zoom de 100x a 125x, você consegue ver objetos a nível do mar a mais de 50km. Se você calcula onde o seu nível de tripé da camera é de 1,80m por exemplo, e a distância vista de um objeto ao nível do mar com zoom foi de 50km (está cheio de experimento assim na web), de acordo com a curvatura da terra esse objeto teria que estar oculto a 160.4143 metros pela curvatura da terra. Inexplicável em um modelo Globo. Pode colocar todas as equações do globo existentes, é INEXPLICÁVEL. Isso é ciência. Pseudo Ciência é ficar atrás de um computador respondendo perguntas com embasamento de bibliotecário sem comprovações experimentáis mensuráveis, observáveis e reproduzíveis.

    Nikola Testa já falava destes supostos pseudos ciêntistas “Cientistas de hoje substituíram a matemática por experiências, e eles afastam-se, equação depois de cada equação, e eventualmente constróem uma estrutura que não tem nenhuma relação com a realidade.”

  6. Renan disse:

    Professor, Então se um balão estratosférico alcançar mais que 30km de altitude a curvatura da terra poderá ser observada sem nenhum problema?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *