X

Gravitação, órbitas elípticas

Na trajetória elíptica do planeta ao redor do sol, tem uma fase de aceleração e de desaceleração, né?
primeira pergunta: é um MUV ?
segunda pergunta: Quem realiza trabalho para mudar a velocidade do planeta? É a força gravitacional (?), já que ela não é centrípeta porque não é uma órbita circular, e sim uma elipse?

Pegunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Um planeta em órbita em torno do Sol está continuamente acelerado mas essa aceleração é variável em orientação e intensidade (a intensidade da aceleração somente é constante em uma órbita circular). Idem para o caso da Lua em torno da Terra.

orbit

Quanto o planeta se aproxima do Sol, a aceleração aumenta pois ela é causada pela força gravitacional do Sol no planeta que aumenta quando a distância ao Sol diminui. Ao se aproximar do Sol o planeta perde energia potencial gravitacional, ganhando energia cinética pois a força gravitacional que o Sol realiza no planeta, executa um trabalho positivo. Ao se afastar do Sol o planeta ganha energia potencial gravitacional, perdendo energia cinética pois a força gravitacional que o Sol realiza no planeta, executa um trabalho negativo. A força exercida sobre o planeta é central porque sempre aponta para o Sol. Somente em órbita circular é que a força gravitacional não realiza trabalho pois não há deslocamentos do planeta na direção central. isto é, direção do planeta ao centro atrator.

Vide também

Questão 5 da prova do MNEF – SBF – Velocidade da Lua no perigeu e no apogeu

Por que não sentimos o movimento da Terra em relação ao Sol?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5278.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *