X

Fotos sobre o formato da Terra: são elas necessárias para o conhecimento sobre a forma do planeta?

Olá, gostaria de saber quais são os repositórios acadêmicos sobre o estudo dos astros, pois, fiquei de frente a muitas pessoas que afirmam que a terra é plana e eu gostaria de encontrar algum estudo com fontes das imagens da terra. Porque umas das justificativas são que não existe fotos verdadeiras. Atenciosamente

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O nosso conhecimento sobre a forma da Terra não depende de fotos do planeta visto do espaço muito embora existam muitas delas.

A esfericidade da Terra é conhecida desde a Antiguidade, tendo sido medida a circunferência do planeta mais de uma vez antes do nascimento de Cristo. No século XVIII (1736-1745) o pequeno achatamento do diâmetro polar em relação ao diâmetro equatorial foi medido a primeira vez pelas expedições geodésicas francesas ao Peru e à Lapônia. Mais detalhes em Como sabemos que a Terra é um esferoide achatado? e em Sobre a forma da Terra.

A bela fotografia colhida e divulgada em 1972 (vide abaixo) foi feita pela missão Apollo 17, por técnicas fotográficas em filmes fotossensíveis, em uma época que o processamento digital de imagens dava os primeiros passos. Portanto não há como sustentar que esta linda fotografia tenha sido fraudada por CGI como alegam negacionistas e conspiracionistas do tipo dos terra-chatos.

Muitas imagens posteriormente foram feitas e se encontram disponíveis na internet. Por exemplo neste endereço – DSCOVR-EPIC – são exibidas diversas imagens tomadas pelo satélite Deep Space Climate Observatory – DSCOVR de observação da Terra e do clima da NOAA a partir de 2015. Tais imagens não tem como objetivo estudar a forma da Terra (pois como já foi notado, desde há muito tempo ela  é conhecida em detalhes) mas o clima do planeta.

Abaixo a foto obtida pelo satélite GOES em 02/02/2020.

O satélite japonês Himawari-8 produz uma imagem da Terra a cada 10 minutos conforme se pode ver em Himawri – Tempo real.

A alegação de que “não existe fotos verdadeiras” deve ser demonstrada pelos terraplanistas e não apenas insinuada. O ônus da prova nunca foi cumprido pelos terra-chatos.

Terra Plana não passa de um delírio de ignorantes e/ou fideístas. Quem tiver interesse em aprender sobre a mitológica Terra Plana em contraposição com o o conhecimento científico pode estudar as dezenas de postagens no CREF, acessíveis em Mítica Terra Plana.

Aqui uma relação dos diversos satélites que “veem” a Terra: A Terra vista do espaço.

Aqui a prova definitiva: Comprovando definitivamente se a Terra é um globo ou é plana!

“Docendo discimus.” (Sêneca)


8 comentários em “Fotos sobre o formato da Terra: são elas necessárias para o conhecimento sobre a forma do planeta?

  1. Fabio Azevedo disse:

    A curvatura da Terra pode ser comprovada apenas por medidas feitas sobre a superfície. Não é necesária qualquer referência externa à Terra ou imagem feita do espaço.

    Por exemplo, se escolhermos Porto Alegre, Tóquio, Nova Iorque e Paris e medirmos as seis distâncias entre essas quatro cidades, não conseguiremos representá-las em escala sobre o plano, pois estaremos diante de um polígono impossível.

    O maior desafio a um terraplanista é o de construir um mapa da Terra Plana que represente as distâncias medidas entre cidades conforme as tabelas amplamente usadas para navegação terrestre, naval e aérea.

    Usando o modelo da Terra Esférica, podemos atribuir a cada cidade duas coordenadas (latitude e longitude) e, usando trigonometria, calcular a distância entre duas cidades quaisquer de forma consistente. Um terraplanista deveria apresentar sua proposta equivalente para modelar a Terra.

    Boa sorte aos terraplanistas saudações do Teorema Egrégio de Gauss.

  2. YH disse:

    Obrigado pela atenção, o mundo precisa de pessoas como vcs que defendam desse atual e crescente movimento anti-científico.??

  3. Paulo disse:

    As pessoas devem e podem fazer perguntas, desde quando isto passou para o lado das ofensas e rumores de guerra.

    • Fernando Lang disse:

      As “dúvidas” dos terraplanistas sobre a forma da Terra são TODAS sanáveis na internet e em literatura científica. Mas terraplanismo é questão de fé, de terrível fideísmo reacionário, e não de conhecimento. Ou alguém tem dúvida que a mitológica Terra Plana está a serviço de religiosos que pretendem que a sua mitologia esteja apoiada nas escrituras ditas sagradas? Em caso de dúvida sobre o vínculo da mitologia TP com uma forma de fundamentalismo religioso, fica evidente na figura abaixo tal relação.
      Figura Ferguson

  4. Victor Bruno disse:

    Prezados, Saudações.

    Na foto apresentada acima, colhida e divulgada em 1972 feita pela missão Apollo 17, os senhores disseram que o processamento digital de imagens não existia, no entando como um profissional na área de T.I devo discordar. Muitas das técnicas de DIP (Digital Image Processing) foram desenvolvidas nos anos de 1960 e se tornou popular em 1970 com aplicação para imagens de satélite (font.: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Processamento_digital_de_imagem). Outro ponto que gostaria de discutir é sobre a posição da terra no momento que a foto foi tirada pela missão apolo 17. A foto foi tirada no dia no dia 07/12/1972 a aproximadamente 45.000 Km da terra, passando acima do continente africano por volta de 17:30 (UTC +2), o foguete “Saturno V SA-512” foi lançado no dia 07/09/1972 às 05h33min na flórida (UTC -5) indo a quase 25mil km/h em direção a posição aonde a lua estaria em 4 dias (A alunissagem foi em 11 de dezembro de 1972 às 19h47min22s UTC +1), a posição da terra no momento da foto deveria estar diferente do que é mostrado na imagem e também não deveria haver tanta luz (astronomicamente falando) no local indicado naquele momento em específico… Ou seja tem que ter habido algum tipo de manipulação na foto.. Esta foi uma observação que eu fiz porém não sou perito no assunto, posso estar enganado e por isso estou perguntando aos senhores. Desde já, Grato.

    • Fernando Lang disse:

      Carteiraço como “profissional na área de T.I.” sem dizer o nome completo e apresentar alguma prova da profissão de nada vale aqui. As observações que fizeste, sem justificativas, não passam de exercícios de negacionismo. Sequer especificaste a qual foto te referes. Podes começar por refutar a análise de uma foto em especial, já que o exonerado Afonso até hoje não o fez apesar da promessa, realizada na postagem seguinte: Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa?

      Se quiseres ter um próximo comentário liberado aqui deves te empenhar em justificar tuas alegações, indicando na foto que achas ter sido fraudada indícios concretos para tal, para que sejam mais do que um mero exercício de negacionismo ignorante.

  5. Marcelo disse:

    Porque em cada ano, as fotos tiradas pela NASA do planeta terra é diferente?

    Qual das imagens é a correta?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *