X

Força de impacto de um projétil .40

Olá pessoal. Sou militar do Exército, e gostaria de lhes fazer a seguinte pergunta, para auxiliar nossa instrução de tiro: Qual o peso, em Kg, do impacto de um projétil calibre .40 S

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A força de impacto depende também do alvo sobre o qual o projétil incide. Por exemplo, a gelatina balística é capaz de absorver projéteis minimizando a deformação do projétil e, portanto, reduzindo a força de impacto em consequência do aumento da distância em que o projétil é levado ao repouso. Quanto mais um particular projétil, com uma determinada massa e com uma determinada velocidade inicial, anda durante o impacto com o alvo, tanto menor é a força de impacto. Alvos “duros” e resistentes determinam forças de impacto mais intensas do que alvos “moles” e “macios”.

O tipo de projétil, perfurante ou expansivo (ponta oca, hollow-point), também afeta a força de impacto. Os projéteis expansivos fazem mais força sobre alvo e em compensação tem menor poder de penetração.

A velocidade com a qual o projétil é lançado também afeta as características do impacto e a velocidade está relacionada ao comprimento do cano da arma e ao tipo de munição (com mais ou menos propelente no cartucho). Admitindo-se que um projétil .40 possua a energia cinética de 530joules ou 54quilograma-força vezes metro ( em acordo com a informação CBC), podemos estimar a força média exercida sobre o alvo dividindo a energia cinética pela distância percorrida pelo projétil desde quando entra em contato com o alvo até que se encontre em repouso. Admitamos para fins de raciocínio que a distância de estancamento do projétil em um alvo seja 8cm ou 0,08m. A força média então resulta em 54kgf.m/0,08m=675quilogramas-força.

Portanto NÃO existe uma resposta única à tua pergunta já que a força de impacto depende também do alvo e não apenas das características do projétil. Sugiro olhares outras postagens no CREF sobre o tema em Força de impacto, especialmente Massa de um projétil e força de impacto em um alvo.

Um caso interessante de estancamento de projéteis sem os danificar está discutido em Dimensionamento de um tanque balístico para coleta de projéteis.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 7051.


13 comentários em “Força de impacto de um projétil .40

  1. Sérgio Galdino de Barros disse:

    Eu costumo me referenciar na Energia Cinética, comparando-a à queda de um bólido a 1 metro de altura. Um cartucho de fuzil do tipo 7,62 x 51mm Nato tem energia cinética na boca do cano equivalente a uns 3.200J. Essa é a energia que corresponde à queda de uma massa de 326 kg de um metro de altura (3200/9,8066 = 326). Da mesma forma, um 38 SPL, com seus 270 J, corresponde a 270/9,8066 = 27,5 kg. Note que 9,8066 m/s² é a aceleração da gravidade.

  2. Edivaldo alves da silva disse:

    Mas q bosta! Nao respondeu a pergunta do policial do exército ate agora.

  3. Murder disse:

    Era só dizer que não sabia a resposta …

  4. RUBENS VIEIRA BARBOSA disse:

    “Só sei que nada sei” – (SÓCRATES)

    Mas, posso dizer que a falta de humildade, a prepotência estão engajadas à violência.

    “Pereat Mundus – Fiat Justitia”

  5. Rosley disse:

    Caramba, como é difícil manter uma discussão em um nível razoável…

  6. Hidroel disse:

    Acho que para poder pegar em uma arma, os marmanjos sem noção deveriam ser obrigados a fazer várias aulas de balé e mantra. Se o cara não possui condição mental nem para ler e entender nada, posteriormente discutir, quanto mais direito a pegar em uma arma o sujeito não deveria ter.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *