X

Força de atrito quando caminhamos

Boa tarde. Estou com uma dúvida em física. Queria saber o porque é necessário o atrito para caminharmos?

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Quando nos deslocamos sempre existem resistências a serem vencidas, havendo necessidade de uma força que seja exercida sobre nosso corpo na direção e no sentido do movimento. Esta força acontece na região de contato entre o pavimento e a sola do calçado (ou do pé se estivermos descalços), paralelamente às duas superfícies em contato, impedindo o escorregamento do pé em relação ao pavimento. Caso não houvesse atrito ou ele fosse pequeno, ao tentarmos  uma impulsão com o pé, o pé escorregaria, deslizaria sobre o pavimento, podendo resultar inclusive em acidente.

Necessitamos também de atrito para pararmos quando já estamos em movimento e para fazermos curvas.

Portanto a força de atrito entre o pavimento e o solado do calçado é importantíssima. É quando ela falta ou é pequena que nos conscientizamos da sua necessidade pois aí os nossos pés escorregam sobre o pavimento e a nossa segurança está comprometida.

Em todos os veículos que usam rodas na propulsão, por exemplo os automóveis,  o atrito entre a banda de rodagem dos pneus e o pavimento nas rodas de tração é que permite impulsionar o veículo para frente. O atrito também possibilita reduzir rapidamente a velocidade do automóvel quando acionamos os freios e fazer curvas.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2057.


2 comentários em “Força de atrito quando caminhamos

  1. VITOR MARQUES TRAMONTIN SILVEIRA disse:

    Olá professor, visto que alguns materiais didáticos trazem o diagrama de corpo livre das forças que atuam sobre o pé de uma pessoa ao caminhar, você poderia esboçar um diagrama desses, por favor? Para esclarecer melhor qual o sentido da força de atrito e da força que você faz para andar.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *