X

Explicando as marés sizígias

Caros professores,

Gostaria de uma explicação do que são marés sizígias e qual é a carcterística que as diferencia das demais. Desde já agradeço.

P.S.: Caso esta pergunta já tenha sido respondida antes, desconsiderem. É que não consegui achar no sistema interno de busca do site. De qualquer forma agradeço.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Sizígia é um termo da Astronomia que diz identifica genericamente o alinhamento de três corpos pertencentes a um sistema gravitacional.

As marés observadas na Terra decorrem de efeitos diferenciais do campo gravitacional que a Lua ou Sol produzem sobre a Terra. Ou seja, forças de maré na Terra acontecem porque o campo gravitacional da Lua  ou do Sol sobre a Terra não é uniforme, variando um pouco em direção e intensidade para pontos diferentes do planeta. Um tratamento quantitativo para forças de maré está disponível neste artigo publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física: MARÉS, FASES PRINCIPAIS DA LUA E BEBÊS. Recomenda-se a leitura do artigo em complemento desta postagem.

A figura 1 representa esquematicamente a distribuição das forças de maré causadas pelo Sol ou pela Lua sobre um pequeno corpo na superfície da Terra. A força de maré muda de orientação e intensidade ao longo da superfície terrestre, assumindo o valor máximo sobre o eixo que passa pelo centro do planeta e do Sol ou da Lua.

 

O valor máximo da força de maré lunar é cerca do dobro do valor máximo da força de maré solar. Entretanto aqui encontra-se mais uma coincidência cosmológica para o Sol e a Lua em relação à Terra: além de apresentarem tamanhos angulares quase idênticos, produzem forças de maré com a mesma ordem de grandeza. Conforme está demonstrado no artigo supracitado, o valor das forças de maré é inversamente proporcional ao cubo da distância entre a Terra e a Lua ou o Sol e diretamente proporcional à massa do Sol ou da Lua.

O fato de as forças de maré lunar e solar terem a mesma ordem de grandeza (cerca de uma parte em dez milhões da força gravitacional que a Terra exerce sobre um corpo em sua superfície), o feito combinado dessas forças varia expressivamente entre diferentes fases da Lua. Conforme está representado na figura 2, as forças de maré solar e lunar se reforçam em nas fases Cheia e Nova e se subtraem nas fases Crescente e Minguante.

O quase alinhamento da Terra com o Sol e a Lua, caracterizando uma sizígia,  acontece nas fases Nova e Cheia. Como as forças de maré resultam ser mais intensas nestes momentos do mês lunar (cerca de três vezes mais intensas do que em Crescente e Minguante), decorre que a diferença entre maré alta e maré baixa nestes momentos é maior do que em outros, daí o termo marés sizígias ser usado para caracterizar as marés em Nova e Cheia. As  marés mortas acontecem nas fases Minguante e Crescente em consequência de que o efeito combinado do Sol e da Lua resulta em forças de marés atenuadas.

Vide mais em Distribuição das forças de maré e os efeitos sobre as águas.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *