X

Esquema de um motor elétrico aumentando a frequência

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AnkDHEcvxJytVgBRpgk_tOrJ6gt.;_ylv=3?qid=20130114135343AArAlzl

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A tua pergunta não deixa claro se a frequência é da alimentação do motor ou se é a frequência de rotação do rotor do motor.

Imaginarei um motor simples que é alimentado por uma fonte de tensão constante (motor de corrente contínua) cujo rotor é constituído por um ou mais enrolamentos e o campo magnético exercido sobre os enrolamentos é obtido a partir de um ímã permanente.

Este motor está inicialmente desligado e então se liga. Em consequência do aparecimento de uma corrente elétrica no enrolamento há um torque magnético no rotor, acelerando o rotor. Na partida a corrente é máxima e conforme AUMENTA a frequência de rotação do rotor, AUMENTA a fem induzida no rotor e, como esta se opõem à tensão aplicada pela fonte, a intensidade da corrente elétrica no rotor DIMINUI. Ou seja CRESCENDO a frequência de rotação, DIMINUI a intensidade da corrente elétrica.

No artigo que indico abaixo encontrarás os detalhes de um motor mais complexo, o motor de indução. Este motor de indução (que é um motor de corrente alternada) tem a sua frequência de rotação fortemente dependente da frequência de alimentação (frequência da fonte de corrente alternada).

Motor elétrico de indução: “uma das dez maiores invenções de todos os tempos”

Um vídeo do motor de indução, genial invenção do físico Nikola Tesla em 1888, pode ser visto em
http://www.youtube.com/watch?v=uVNehiUl4lY

Prof. Fernando Lang da Silveira – http://www.if.ufrgs.br/~lang/

__________________

Um professor de Física meu amigo, prof. Ricardo Amoedo, ao ver o que escrevi acima enviou-me a seguinte mensagem:

Professor, acredito que a “Danyele” se refira a um controle de potência de um motor através da frequência de pulsos, ou da largura de pulsos, também conhecido como PWM (Pulse-width modulation).

http://www.eletronica.org/arq_apostilas/apostila_pwm.pdf
Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4029.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *