X

Eletricidade estática no carpete

Qual a ordem de grandeza da voltagem estatica gerada quando andamos sobre um carpete?

Pergunta originalmente feita em:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=ArLGLkgFzPLZh6rsKY39LPPJ6gt.;_ylv=3?qid=20100328065702AAghrQ7&show=7#profile-info-f3OuJDP1aa

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Um carpete pode ser carregado até que o campo elétrico (que NÃO é “voltagem”!!) produzido pelo excedente de carga no tapete atinja, em pontos muito próximos do tapete, a intensidade de cerca de 3 mil volts por milímetro (volts por milímetro é a unidade de medida da intensidade do campo elétrico e não da diferença de potencial elétrico ou da “voltagem”). Quando um campo desta ordem é gerado, ele ioniza o ar e o tapete descarrega.

Ora, um carpete carregado no limite, quando dele aproximamos outro objeto (por exemplo, nossa mão), é capaz de produzir uma pequena centelha, faísca elétrica (é comum ouvirmos o estalido associado à centelha). Se a centelha tiver cerca de 1 mm de comprimento, a diferença de potencial elétrico ou “voltagem” associada a essa centelha é da ordem de 3.000 volts. Ou seja, como é possível a ocorrência de centelhas de até 2 ou 3 mm, avaliamos a voltagem em alguns milhares de volts, podendo atingir cerca de 10.000 V.

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2285.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *