X

Eletricidade estática em automóveis

Bom dia, professor, tudo bem? Como os pneus dos veículos são feitos de borracha e a borracha é um excelente isolante, por que os veículos não adquirem, necessariamente, uma carga estática muito elevada pela fricção com o ar?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Veículos automotores podem adquirir eletricidade estática! E de fato adquirem quando a umidade relativa é baixa e não houver um  caminho condutor conectando o veículo à terra.  A postagem seguinte tratou do tema: Por que estou tomando choques ao encostar na porta do meu carro?

Caminhões podem arrastar uma uma corrente ou uma cinta metálica sobre a estrada, propiciando assim um caminho para descarregar a eletricidade estática (Figura 1). Os veículos que transportam combustíveis necessitam aparatos que evitem centelhamento consequente da descarga da eletricidade estática.

Existem pneus que incorporam em sua estrutura caminhos de borracha condutiva, com alta concentração negro de fumo (vide Conductive pathways in tire treads for reduced static charge buildup), para minimizar a inconveniente eletricidade estática acumulada no veículo automotor.

“Docendo discimus.” (sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *