X

E se a instalação elétrica não suportar a corrente demandada?

Professor, um eletricista me disse que se eu ligar um aparelho em uma tomada que não suporte a corrente demandada, o aparelho iria aquecer porque o motor funcionaria sobrecarregado. Tem fundamento a explicação?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Se ligares o aparelho em uma tomada que não suporte a corrente demandada o disjuntor, que deve estar em série com qualquer tomada em uma instalação bem feita, será acionado e interromperá a alimentação. Se a alimentação não for interrompida haverá perigo de dano à instalação elétrica por aquecimento indevido dos fios condutores.

O aparelho não será sobrecarregado pois a intensidade da corrente que então ele damandará não será superior ao valor que ocorreria em uma instalação adequada.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

________________________________

Comentário no Facebook:

Eng. Frederico Branquinho Teixeira (http://www.energiaeletrica.net/) –  Olá, prof. Fernando! Certamente concordo com a resposta. Eu teria apenas alguns comentários a fazer, a fim de esclarecer um pouquinho a questão:
(1) O que aqueceria o motor seria a sobrecorrente no condutor do circuito. Isso ocorre quando os condutores do circuito são subdimensionados na etapa de projeto.
(2) Há que se fazer uma distinção entre sobrecarga e sobrecorrente. A sobrecarga pode causar uma sobrecorrente e não o contrário, pois a sobrecarga, em princípio, depende da carga ligada ao motor.
(3) Motores de pequeno porte (menores do que 2 CV), como os dos aparelhos eletrodomésticos, normalmente são protegidos por disjuntores. Por sua vez, motores de maior porte são protegidos por combinações de fusíveis, relés térmicos, disjuntores e contatores.
Outra recomendação que sempre faço aos interessados em instalações elétricas: leiam o “Guia Eletricidade Moderna da NBR 5410”, escrito pelas referências da área, José Rubens Alves de Souza e Hilton Moreno. Acredito que esse livreto contém o “espírito” da nossa norma de instalações elétricas de baixa tensão. É fácil encontrá-lo para download no Google.

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 935.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *