X

Dúvidas sobre carga, campo e ddp em uma pilha

Professor, estive lendo algumas respostas feitas pelo senhor a outros alunos.
Tenho algumas questões e acho que o senhor pode ajudar-me:
1- Sobre as cargas nos terminais de uma pilha:
Ao conetar um condutor a uma fonte de tensão (pilha), as cargas do polo negativo passam pelo condutor até o polo positivo. Portanto, como as cargas negativas da pilha que sofrem efeitos do campo elétrico afetam os eletrons livres no condutor?
2- Sobre a ddp:
Imagino que a ddp apenas existe quando um condutor ligado a pilha, ou seja se um condutor for ligado apenas no polo negativo não haverá corrente, pois não há ddp (dois pontos). Mas, ao ligarmos o condutor aos dois terminais teremos uma ddp.
Portanto, a ddp é entre os terminais da pilha independente do condutor, ou acontece quando um condutor liga os dois pontos da pilha. No caso da ddp ser apenas com a presença do contudor, o tamanho do condutor afeta a ddp (a minha dúvida acontece justamente aqui, se o tamanho do condutor muda a ddp)?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A pilha é capaz de manter pequenos excedentes de carga nos terminais e em outras regiões do circuito. Estes excedentes de carga (positiva e negativa) produzem um campo elétrico que coloca as cargas livres do condutor em movimento de deriva.

Dentro da pilha existe sobre cada portador (íon) uma força não eletrostática (o trabalho desta força, por unidade de carga, é a fem) capaz de colocar as cargas livres internas à pilha (íons positivos e negativos) em movimento de deriva quando o circuito externo é fechado. Há também uma força eletrostática sobre cada  portador (íon), exercida em sentido contrário à força não eletrostática . Quando há corrente elétrica fora da pilha (nos condutores externos), há também dentro da pilha.

A ddp existe sempre, isto é, com condutor por fora da pilha ou sem condutor por fora da pilha. Entretanto ela é máxima entre os terminais da pilha quando não há condutor por fora e diminui quando a resistência elétrica do condutor externo diminui.

Vide também

“Docendo discimus.”
Sêneca

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3329.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *