X

Dúvidas sobre blindagem elétrica e magnética

Olá!

Gostaria de tirar uma dúvida que tenho desde a disciplina de Física 3. Bem, sabe-se que quando um condutor está eletricamente carregado, as cargas neste se distribuem de maneira tal que o campo elétrico em seu interior seja nulo. Mas… esse é um resultado para o caso eletrostático (depois das cargas entrarem em equilíbrio). Entretanto… sempre que se vai explicar a gaiola de Faraday e o motivo dos aviões se comportarem como tal, normalmente dizem que o campo elétrico no interior é nulo justamente por conta desse comportamento. No caso da condução dos raios através dos aviões/carros/etc, porém, há uma descarga considerável de cargas, então o caso não é eletro*stático*, visto que há uma movimentação dessas cargas.
Por qual motivo, então, o campo em condutores fechados (ou gaiolas de Faraday) se comportaria dessa maneira? O campo elétrico, ainda no caso de movimento de cargas é nulo ou essa é apenas uma aproximação?

Gostaria de estender a discussão ao caso da blindagem magnética. Comecei a estudar magnetostática por agora, mas já seria legal entender o motivo de tal blindagem desde então, já que o livro que estou usando infelizmente foca muito nos cálculos e mal explica a teoria (Sadiku – 5º ed).

Agradeço desde já!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

De fato a blindagem elétrica é rigorosamente válida no caso eletrostático. Fora do estado eletrostático (condutor em equilíbrio eletrostático) a blindagem não é perfeita. O campo no interior do condutor neste caso depende de diversos fatores que envolvem a eletrodinâmica (condutividade elétrica do material, …) e também das dimensões do condutor. Portanto, de fato “no caso de movimento de cargas é apenas uma aproximação” pois existirão campos internos ao condutor. Vide mais em Campo elétrico nulo no interior dos condutores e Não seria possível aplicar a Gaiola de Faraday nos presídios para evitar o uso de celulares?

Sobre a blindagem magnética há diversas postagens no CREF:

Existe algum tipo de metal ou qualquer tipo de material capaz de isolar o campo magnético de um ímã?

ÍMÃS: atenuando a interação entre eles!

Material para blindagem magnética

A partir de 38min discuto qualitativamente como acontece a blindagem magnética no vídeo da palestra Motos Perpétuos e Máquinas de “Free Energy”: não existe almoço grátis na natureza!

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *