X

Dúvida sobre choque e aterramento!

Caro professor, boa noite!

Caso alguém segure em uma fiação, 127V, descalço, qual seria a intensidade da corrente que passaria pelo seu corpo?
Não seria a mesma intensidade que sentiria se segurasse, estando isolado do solo, na fase e no neutro? Se a terra se comporta como um grande neutro, por qual motivo ao soltar uma fase diretamente no solo não fecha curto circuito, porém, se encostar fiação fase com fiação neutro o curto circuito acontece? Agradeço

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O solo, a terra, é um grande “neutro” mas há que se considerar também que o aterramento possui outra característica elétrica importante: resistência elétrica. Na Figura 1 está representada uma fonte de tensão alternada de 127V conectada a um condutor (o fase) e o outro terminal aterrado. Um sujeito, também aterrado (isto é, em contato com o solo) toca no fase.

A Figura 3 explicita uma característica elétrica, a resistência elétrica, do três condutores que constituem o circuito. É importante notar que as três resistências elétricas estão em série.

A resistência da fiação é usualmente pequena (inferior a ohm). A resistência do sujeito com pele intacta e seca é da ordem de milhão de (mega) ohm. A resistência do aterramento pode ser grande ou pequena dependendo da qualidade do aterramento.

Imaginemos que a resistência do aterramento seja da ordem de milhar (quilo) de ohm.  A resistência equivalente é então muito aproximadamente igual à resistência do sujeito, determinando uma corrente elétrica com valor de aproximadamente 0,1 mili ampère. Tal corrente produz uma boa “beliscada” no sujeito.

Se a resistência elétrica do sujeito é menor, digamos 50 quilo ohms, a resistência equivalente ainda tem muito aproximadamente o valor da resistência do sujeito mas agora a corrente cresceu para cerca de 2 mili ampères, sendo então perigosa (vide Intensidade da corrente elétrica perigosa para humanos).

Caso o fio fase toque diretamente o solo, a corrente que então se estabelece é cerca de 0,1 ampères. Este valor é perfeitamente suportável para uma instalação dimensionada para 20 ampères (valor típico em instalações residenciais). Ou seja, com tal aterramento, perigoso para um humano, a conexão do fase com o solo está muito longe de ser um curto-circuito.

Somente acontece um curto-circuito se o fase tocar  um “bom” aterramento, isto é, se a resistência do aterramento é semelhante a da própria instalação elétrica.

A postagem abaixo, discutindo a possibilidade de usar o aterramento  ao invés do neutro, esclarece um pouco mais sobre este tema:

Usando o aterramento ao invés do neutro: é possível?

“Docendo discimus.” (Sêneca)


4 comentários em “Dúvida sobre choque e aterramento!

  1. Emídio Magno de Oliveira disse:

    Vai executar um aterramento? Faça-o de modo adequado. A corrente elétrica sempre procura a caminho mais fácil- de menor resistência para seguir seu turno.

    • Fernando Lang disse:

      Não é verdade que a corrente “escolhe” o caminho de menor resistência. Ela acontece em todos os caminhos possíveis com intensidade dependente da resistência do caminho. Vide Por que, quando o elétron chega em um nó, ele escolheria se locomover por um fio com maior resistência elétrica?

      • Emídio Magno de Oliveira disse:

        Caríssimo Professor Lang, já que o Sr. classificou como falsa a minha afirmação, façamos o seguinte experimento de pensamento: energizemos um nó com 999 derivações e aterremos uma única derivação. Teremos, portanto, 1000 caminhos diferentes para os elétrons seguirem. Coloquemos um contador de elétrons em todas derivações, quantos elétrons contaríamos, que não iriam fluir para a terra?

        • Fernando Lang disse:

          Se os 999 caminhos tiverem resistência infinitamente grande, a intensidade da corrente em cada um deles será infinitamente pequena. A intensidade da corrente em cada caminho será de fato inversamente proporcional à impedância (como caso particular, a resistência) elétrica do caminho. E os elétrons não escolhem pois eles não tem intencionalidade. Eles respondem aos campos elétricos em cada caminho.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *