X

Dois resistores em paralelo!

Dois resistores P e Q ligados em paralelo alimentados por uma bateria de fem=e e resistencia interna r. Se a resistência Q for diminuída, sem se alterarem os outros elementos o que acontecerá com a corrente e a ddp de P?
____
Na minha análise deu que a corrente aumentará e a ddp diminuirá. Mas a resposta diz que a corrente não muda e a tensão diminui mesmo. Alguém pode, por gentileza, me explicar por que a corrente não se altera? Obrigado.

Pergunta originalmente feita em:
http://br.answers.yahoo.com/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Ao diminuir uma das resistências em paralelo, a resistência equivalente externa à fonte diminui. Ao diminuir a resistência externa à fonte, a resistência equivalente de todo o circuito (a fonte e a parte externa), diminui e, portanto, aumenta a corrente na fonte. Ao aumentar a corrente na fonte, a diferença de potencial na resistência interna à fonte (r) aumenta. Ora, como a diferença entre a fem e a ddp na resistência interna é igual a ddp na parte externa à fonte e como a ddp na resistência interna aumenta, concluímos que DIMINUI a ddp na parte externa.

Sabendo então que diminui a ddp externa, isto é, a ddp sobre qualquer um dos dois resistores em paralelo, e que o resistor Q permanece com a mesma resistência, concluímos que diminui a corrente em Q. Mas como a corrente total (que é a mesma que a corrente na fonte) aumenta, a corrente no resistor P AUMENTA pois a outra parte da corrente total (a parte em Q) diminui.

Desta forma tua análise está correta. Parabéns!

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3542.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *