X

Distância ao horizonte: navio “afundado”!

Prof. Lang

Como saber quanto de um navio que vemos no horizonte se encontra atrás do horizonte?

navio

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Um navio afastado o suficiente de um observador pode estar além do horizonte aparente desse observador. Se tal acontecer parte do navio se encontra abaixo da linha do horizonte do observador e a extensão dessa parte escondida depende do afastamento do navio para trás do horizonte. Portanto, rigorosamente a tua pergunta não possui uma resposta bem definida.

Mais sobre navios e distância ao horizonte se encontra em Ainda sobre a distância ao horizonte!

Podemos estimar a distância que o horizonte geométrico se encontra de um observador a partir da altura H da sua visada (admitindo que não haja irregularidades na superfície da Terra até o horizonte). A figura abaixo indica que a distância D ao horizonte depende da altura da visada e do raio R da Terra.

Dist_horizonte

É fácil imaginar que um objeto atrás do horizonte poderá ter uma parte menor ou maior encoberta pelo horizonte, podendo inclusive estar completamente escondido mas a distância ao horizonte é facilmente estimável. Como o raio da Terra é 6.400 km ou 6.400.000 m obtemos que a distância ao horizonte para um observador elevado H = 2 m é 5.000 m ou 5 km aproximadamente. Para um observador no topo de uma torre com 20m de altura o horizonte se encontra a cerca de 16 km de distância.

O meu colega do IF-UFRGS, Prof. Rubem Erichsen, estando à beira mar em Torres, litoral do RS, observou um navio “afundado”, isto é, um navio passando atrás do horizonte. Com um binóculo improvisou um sistema óptico para que sua câmara digital registrasse a passagem. A foto por ele captada se encontra abaixo, percebendo-se à esquerda apenas a parte alta do navio. Consegui uma imagem completa do navio na web e editei a foto adicionando o navio completo à direita.

navio

Neste caso cerca de dois terços do navio está escondido. Como a visada do Rubem era elevada, alguns andares sobre o nível do mar, estima-se que o navio passava distante algumas dezenas de quilômetros. É importante também notar que do nível da praia o navio não era avistado por estar totalmente abaixo da linha do horizonte.

Um vídeo excelente, demonstrando que a altura da observação é importante para a ocultação de objetos distantes é encontrado neste endereço.

Um excelente calculador sobre a curvatura da Terra está disponível em https://dizzib.github.io/earth/curve-calc/?d0=10&h0=1.8&unit=metric. Outro calculador que inclui a refração padrão está disponível https://www.metabunk.org/curve/. E um calculador completo, inclusive capaz de simular a Terra Plana, vide Curvature App: Simulation of Globe-Earth and Flat-Earth.

Outra pergunta relacionada à distância ao horizonte encontra-se em Por que a curvatura da Terra interfere no sinal de micro-ondas?.

Um inusitada pergunta relativa ao tema se encontra em O que veríamos se o mar desaparecesse?

Outras postagens relacionada ao tema:

Alcance dos faróis no mundo real e na mítica Terra Plana

Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual

Refutando a Terra Plana

Ainda sobre a distância ao horizonte!

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4886.


19 comentários em “Distância ao horizonte: navio “afundado”!

  1. Josiel disse:

    Excelente artigo!

  2. Hemerson disse:

    Olá Sr. Fernando Lang!
    Já que neste pequeno artigo nos dá a explicação de como calcular a distância da linha do horizonte e graças a isso podemos calcular o quanto é visto de um navio/ilha após a linha do horizonte

    Gostaria de lhe Perguntar:
    Como é possível ver uma ilhota a 46,914 km (segundo o GOOGLE EARTH) de distância a olho nu, estando em pé a beira da praia?
    Ponto e elevação do solo onde encontra-se o OBSERVADOR é igual a 4 Metros. (Segundo o GOOGLE EARTH)
    Altura do OBSERVADOR 1,92 Metros.
    Segundo os sites indicado no seu pequeno artigo.

    Resultado = Linha do horizonte: 8685.20 metros. Em 46914 metros ficam 114.7 abaixo do horizonte.

    PS: Acha que foi refração???? ou a Terra é Plana !?!??
    Aguardo uma resposta!!!

    • Fernando Lang disse:

      Pode um resultado negativo em um “teste de curvatura” refutar o globo? – Esta é mais uma resposta aos terraplanistas em geral motivada por um membro da Academia Terra Plana (seria esta academia uma escola de samba?)

      • Carlos Henrique Felix disse:

        Que pergunta “fraca” para um professor sequer responder, sem atacar o suposto opositor à sua linha cognitiva com uma resposta medíocre: “Academia Terra Plana (seria esta academia uma escola de samba?)”. Se não basta um resultado negativo de sua curvatura, além de outros experimentos já feitos até por globalistas, com equipamentos a laser, telescópios e estação total; que mais basta?

        • Fernando Lang disse:

          Ou não leste a minha a resposta, ou se leste não a compreendeste. Ela se encontra em Pode um resultado negativo em um “teste de curvatura” refutar o globo?

          Quanto à virtual Academia Terra Plana tu poderias colocar aqui dados concretos sobre a sua existência. Pode ser em qualquer lugar do globo 😉 mas deves indicar o endereço da academia mitológica, seu registro com indicação dos membros que a constituem.

          O teu próximo comentário somente será liberado para visualização se responderes a este questionamento e se adicionalmente indicares no mínimo uma organização científica em qualquer local do globo que dê apoio à mitologia TP.

          Finalmente, na zona de colonização alemã (RS) quando os colonos no século XIX, e mesmo depois, queriam dizer que alguém era muito ignorante, eles diziam: Er weiß nichts. Er weiß nicht, dass die Erde rund ist. Traduzindo: Ele não sabe coisa alguma. Nem sabe que a Terra é redonda.

      • Renan Luiz disse:

        aqui está o link dessa suposta “foto da terra”, basta apenas dar um zoom na imagem que qualquer pessoa que não tiver problema de visão perceberá que não passa de uma pintura.
        https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/97/The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg
        Blue Marble

        e aqui está de onde essa maravilha saiu: “direto do solo lunar”



        Sinceramente não me desce.

  3. Marcos Villela disse:

    Uma pessoa pode ver algo que esteja situado além do horizonte, desde que o objeto avistado tenha altura suficiente. A explicação é simples: neste caso temos que somar as distâncias ao Horizonte do observador e do objeto observado. Coloque na equação o efeito da refração e pronto, conseguimos ver a tal ilha que o terraplanista conseguiu ver.

  4. Guedes Guedes Braz disse:

    Não sou terra planista, pois não sou louco, porém, tenho duas curiosidades :
    a) Um piloto de avião sobre o mar, ele perde a visão de terra ? Se perde com qual distância da costa ele consegue enxergar ou gritar terra a vista ?
    b) Um Comandante de navio perde a visão da terra a quantos km da costa ?

    • Fernando Lang disse:

      Um piloto em um avião, considerando que a atmosfera esteja na situação de máxima visibilidade, poderá perder a terra de vista dependendo da altitude em que voa e da altitude do relevo da terra em relação ao nível do mar. Quanto mais alto se encontra, mais longe pode ver!

      Um observador em um navio perde a visão da terra quando se afasta da costa. Novamente a distância para a perda depende da altura da visada sobre o mar e da elevação dos acidentes geográficos na costa. Montanhas podem ser avistadas de mais longe do que objetos próximos do nível do mar. Os observadores na torre da gávea de navios enxergam mais longe do que os observadores no convés. Vide mais em Alcance dos faróis no mundo real e na mítica Terra Plana.

  5. victor disse:

    Hoje tirei uma foto do centro de Presidente Prudente – SP. Eu estava no distrito de Eneida que fica a 30 km do centro da cidade. Como eu posso ver prédios a esta distância toda?

    Eu só aceito como resposta alguns fatos:

    1 – Você me provar que o distrito de Eneida não fica a 30 km do centro de Presidente Prudente.

    2 – Você for comigo ao distrito de Eneida e provar que eu estava mentindo quando disse que de lá dá para ver prédios que ficam a 30 km de distância.

    • Fernando Lang disse:

      A distância em linha reta entre Presidente Prudente e Eneida é cerca de 25 km segundo o Google Earth. Igualmente o GE informa que Presidente Prudente se situa cerca de 70 m mais elevado que Eneida. Então, conforme qualquer calculador de curvatura indicado na postagem, é possível se observar os prédios de Presidente Prudente a partir de Eneida.

    • Mas você consegue ver as pessoas que estão no térreo do prédio? É esse o ponto.

  6. Marcelo disse:

    De acordo com informações um farou da barra que é usado para guiar navegadores é possível observar há 50 milha que é entorno de 84,500 KM
    E conforme li no artigo uma navegação some no Horizonte com 5 Km com se explica esse fenômeno no modelo terra esférica.

  7. digo disse:

    olá tudo bem!
    tenho uma duvida quanto ao farol de cabo frio no rio de janeiro, ele situasse a 155 mts acima do nivel do mar, a podendo ser visto até aproimadamente 90 km de distância, seguindo o calculo ele não poderia ser avistado dessa distancia por seria coberto pela linha de horizonte, não sou terra planista.
    Estou procurando afirmativa que possa refutar a terra plana, porque fiz os calculos ja para poder mostrar a um determinado terra-planista, porem para ser possivel ver o dito farol necessita-se de um navio muito alto, não possuo os calculos de altura exatos, agradeço a ajuda

  8. Caro professor Lang, será que não seria interessante fazer uma demonstração aqui em Porto Alegre que é bastante fácil?

    Temos aqui a Ilha das Pedras Brancas, também conhecida como Ilha da Pólvora ou Ilha do Presídio, localizada a 10 quilômetros em linha reta da Usina do Gasômetro. Seria interessante colocar um telescópio na altura da água e outro telescópios em cima das rochas e fazer um comparativo das imagens.

    Outra demonstração possível é apontar os telescópios para o Centro Administrativo e demonstrar que não é possível ver o Anfiteatro Pôr-do-Sol com o telescópio no mesmo nível do Guaíba..

    O que você acha?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *