X

Desvio de Coriolis para um projétil

Como posso calcular o desvio causado pelo Efeito Coriolis, no hemisfério Sul, em um disparo realizado por um fuzil, considerando a velocidade de um projétil sendo de 800 m/seg e a distância do alvo em 300 metros?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A valor máximo possível para a aceleração devida à força inercial de Coriolis é dada por 2wV, onde w é a velocidade angular de rotação da Terra (aproximadamente 7,3×10-5 rad/s) e V é o valor da velocidade do projétil no sistema de referência da Terra (neste caso 800m/s).

Assim sendo o máximo valor da aceleração de Coriolis, que acontece quando a direção do movimento do projétil está perpendicular à direção do eixo de rotação da Terra, é 2×7,3×10-5x800=0,12m/s2.

A deflexão de um projétil no hemisfério sul, que viaje aproximadamente paralelo à superfície da Terra, é sempre para a esquerda da direção da velocidade do projétil. Entretanto é deflexão é nula no equador e aumenta conforme aumenta a latitude em que o projétil viaja. No polo sul da Terra (latitude 90 graus sul) a deflexão é máxima pois a aceleração de Coriolis assume o valor máximo calculado no parágrafo anterior e a sua orientação é horizontal e perpendicular à direção em que foi realizado o disparo.

A imagem da figura 1 representa, em um texto de 1674, a deflexão de um projétil de artilharia para a direita no hemisfério norte.

Nas condições especificadas o tempo de voo do projétil até o alvo a 300m de distância é estimado em cerca de 0,5s. Então o desvio horizontal do projétil no polo sul pode ser estimado pela conhecida expressão que dá o deslocamento em função do tempo no movimento com aceleração constante (D=1/2.a.t2).

O desvio horizontal do projétil é estimado como  D=1/2.0,12.0,52=0,015m=1,5cm. Ou seja, o projétil se desvia por cerca de 1,5cm para a esquerda em um disparo no polo sul.  Em qualquer outro local do hemisfério sul o desvio de Coriolis é inferior ao desvio calculado para o polo sul.

Vide também  Desvio de projéteis pela força inercial de Coriolis.

Esta postagem inspirou um vídeo: Desvio de um projétil: Efeito Coriolis – Prof. Lang explica!

Outras postagens sobre força inercial de Coriolis: Força_Coriolis.

Vídeos sobre efeito de Coriolis em projéteis: SNIPER 101 Part 73 – Coriolis Effects on Rifle BulletsSNIPER 101 Part 74 – Coriolis Drift (Questions Answered).

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *