X

Conforto térmico pelo ventilador

O conforto térmico pode ser obtido utilizando-se um ventilador. De que maneira ele atua para proporcionar esse conforto? URGENTE!!

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Comentário do autor da pergunta após a resposta abaixo: muito obrigada

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Diferentemente dos aparelhos condicionadores do ar um ventilador NÃO baixa a temperatura do ar que por ele passa. Produzindo uma corrente forçada de ar é possível aumentar a taxa de evaporação na pele de uma pessoa que se coloque sob os efeitos de tal corrente. A evaporação mais intensa leva energia do corpo (pele) embora, diminuindo ali na pele a temperatura e com isso diminuindo a “sensação térmica” do sujeito que sofre a corrente ar. Esta é a forma pela qual um ventilador consegue aumentar nosso conforto térmico em dias quentes.

Existem ventiladores que são associados a um dispositivo que produz um fino “spray” de água ano ar. Ai a evaporação da água no ar diminui a temperatura do ar no entorno, acabando por atingir as pessoas com uma corrente de ar já a uma temperatura inferior à temperatura ambiente. A propósito desses ventiladores vaporizadores de água vide Ventilador borrifador de água baixa a temperatura ambiente? .

Vide também Sensação térmica x temperatura ambiente.

“Docendo discimus.” Sêneca

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 6209.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *