X

Como se mede a temperatura da fotosfera solar?

Como se mede a temperatura da fotosfera solar? Gostaria de saber a temperatura, que aparelho é usado e como funciona?

Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AiBOzhEfRMiKK9NPyZaWFzbI6gt.;_ylv=3?qid=20100409213908AAkFfrz&show=7#profile-info-BUdVzLataa comentário de quem perguntou após a resposta abaixo: Obrigada!!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A matéria, em qualquer temperatura, emite radiação eletromagnética. Quanto maior a temperatura, menor é o comprimento de onda dessas radiações. Por exemplo, na temperatura ambiente, todos o corpos emitem radiação na faixa do infravermelho. Ao aumentar a temperatura, o comprimento de onda encurta, aproximando-se cada vez mais da radiação eletromagnética visível, a luz. Um pedaço de ferro ao ter a sua temperatura elevada lentamente começa por emitir luz vermelha, que corresponde à radiação visível de maior comprimento de onda; se contiinuar a ser aquecido essa luz vai ficando mais amarelada. O filamento de uma lâmpada incandescente emite já luz quase branca porque a sua temperatura é de cerca de 2000 kelvin.

Desta forma, analisando a luz que vem de um corpo aquecido com um espectrômetro óptico, é possível se determinar a temperatura do corpo. Há muito tempo os físicos fazem isso e sabem que a radiação eletromagnética emitida pela fotosfera solar é tal que a temperatura que lhe corresponde vale cerca de 6000 kelvin. Hoje já são comuns termômetros digitais que medem a temperatura de corpos para os quais eles são apontados. Esses termômetros estão reconhecendo a radiação eletromagnética infravermelha emitida pelo corpo e, a partir desta, informam a temperatura. Igualmente existem câmaras fotográficas que operam na faixa de infravermelho e que podem ser usadas para a determinação das temperaturas (Termografia) como vemos na imagem de um homem retirada Wikipedia (temperatura na escala Farenheit).

termografia

 

Vide também A Lei de Wien não prevê a cor da luz solar?

“Docendo discimu.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 9731.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *