X

Como pode haver corrente no neutro se a chave teste nada detecta?

Ao ligar uma geladeira em uma residência há circulação de corrente da fase para o neutro. Então porque quando faço um teste em uma tomada qualquer com uma chave de fenda não detecta energia no neutro?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Quando o refrigerador, alimentado entre uma fase e o neutro, é ligado haverá corrente entre a fase e o neutro (e vice versa pois esta corrente é alternada) e no neutro existirá corrente.

Quando testas com uma chave de teste o neutro estás verificando se há diferença de potencial elétrico (“voltagem”) entre o neutro e teu corpo que por sua vez se encontra em contato com o solo; portanto estás verificando se há difrença de potencial elétrico entre o neutro e o solo. Caso a chave de teste detectasse algo, então o neutro estaria com problemas e de fato não seria neutro. Vide Qual é o significado do termo “fase” e “neutro” em uma rede elétrica? 

Quando circula corrente na geladeira e em consequência no fio neutro, pode-se detectar pequenas diferenças de potencial entre o neutro e a terra. Pequena significa muito menor do que aquela que ocorre entre entre a fase e a terra ou a fase e o neutro sem corrente.  Vide No fio neutro da nossa casa passa corrente?

Outras postagens relacionadas com o tema:

Grossura dos fios em instalações elétricas

Seção do Condutor Neutro

 Normas sobre Neutro em instalações

Perda do neutro

 Fio neutro pode estar em contato com uma estrutura metálica?

Usando o aterramento ao invés do neutro: é possível?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 

 

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4885.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *