X

Como pode haver corrente no neutro se a chave teste nada detecta?

Ao ligar uma geladeira em uma residência há circulação de corrente da fase para o neutro. Então porque quando faço um teste em uma tomada qualquer com uma chave de fenda não detecta energia no neutro?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Quando o refrigerador, alimentado entre uma fase e o neutro, é ligado haverá corrente entre a fase e o neutro (e vice versa pois esta corrente é alternada) e no neutro existirá corrente.

Quando testas com uma chave de teste o neutro estás verificando se há diferença de potencial elétrico (“voltagem”) entre o neutro e teu corpo que por sua vez se encontra em contato com o solo; portanto estás verificando se há difrença de potencial elétrico entre o neutro e o solo. Caso a chave de teste detectasse algo, então o neutro estaria com problemas e de fato não seria neutro. Vide Qual é o significado do termo “fase” e “neutro” em uma rede elétrica? 

Quando circula corrente na geladeira e em consequência no fio neutro, pode-se detectar pequenas diferenças de potencial entre o neutro e a terra. Pequena significa muito menor do que aquela que ocorre entre entre a fase e a terra ou a fase e o neutro sem corrente.  Vide No fio neutro da nossa casa passa corrente?

Outras postagens relacionadas com o tema:

Grossura dos fios em instalações elétricas

Seção do Condutor Neutro

 Normas sobre Neutro em instalações

Perda do neutro

 Fio neutro pode estar em contato com uma estrutura metálica?

Usando o aterramento ao invés do neutro: é possível?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 

 

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4885.


2 comentários em “Como pode haver corrente no neutro se a chave teste nada detecta?

  1. Mateus disse:

    Boa noite. Estava lendo sua postagem sobre o “teste da corrente elétrica num condutor neutro” e fiquei com a seguinte dúvida.
    Tenho uma chave teste que funciona por meio da indução eletromagnética, ou seja, ao aproximá-la do condutor fase, a mesma emite um alerta sonoro/luninoso indicando que o condutor está “energizado”. Ao aproximar a chave do condutor neutro, nada acontece. Por que a chave teste não detecta um fluxo eletromagnético no condutor neutro já que nele também há um fluxo de cargas elétricas (corrente elétrica)?

    • Fernando Lang disse:

      Esta “chave indutiva” não deve ser um detector de corrente mas de tensão como são as chaves usuais. Se ela funcionasse detectando fluxo magnético variável (indução eletromagnética ou Lei de Faraday) seria incapaz de indicar o fase sem corrente, isto é, o fase em circuito aberto.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *