X

Como o Sol é uma bola de fogo se lá não existe oxigênio?

Como o Sol é uma bola de fogo se lá não existe oxigênio, e para haver fogo é preciso haver oxigênio?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Processos que liberem rapidamente energia levam ao aquecimento, à elevação da temperatura, à emissão de luz. A combustão envolvendo o oxigênio é um desses processos mas não é o único. No Sol há liberação de energia graças à fusão nuclear, isto é, a uma reação nuclear que funde (combina) elementos leves como o hidrogênio, produzindo núcleos mais pesados.

No Sol não há oxigênio e o “fogo” que lá existe é decorrente da elevação da temperatura de toda aquela massa graças aos processos nucleares. O Sol é um grande reator de fusão nuclear.

No final do século XIX, quando não se sabia da possibilidade de ocorrer reações nucleares, a maior autoridade em termodinâmica da época, Lord Kelvin, supondo que o “fogo” do Sol fosse decorrente de processos de aquecimento decorrentes da contração gravitacional (transformação da energia potencial gravitacional em energia térmica enquanto o Sol se contrai), chegou a calcular o tempo de vida do Sol. O seu cálculo leva a um tempo de vida muito menor do que o tempo que de fato o Sol pode existir pois a perda de energia potencial gravitacional libera muito menos energia do que os processos de fusão nuclear.

Portanto o Sol é uma “bola de fogo” na qual a energia liberada NÃO é provinda de reações químicas como a combustão  envolvendo o oxigênio, isto é, a combinação do oxigênio com outras substâncias mas vem de reações nucleares.

Sobre os cálculos de Kelvin relativos à idade do Sol e da Terra no século XIX vide Revendo o debate sobre a idade da Terra.

Outras postagens com temas relacionados ao Sol:

Diz-se que a luz do Sol é branca, mas ele sempre nos parece amarelado e até avermelhado. Por quê?

Como se mede a temperatura da fotosfera solar?

A Lei de Wien não prevê a cor da luz solar?

“Docendo discimus.” (Seneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 34044.


10 comentários em “Como o Sol é uma bola de fogo se lá não existe oxigênio?

  1. rodrigo lindemberg disse:

    Olá! me chamo Rodrigo Lindemberg , até onde eu sei, (se estiver errado me corrija por favor). o sol é uma grande bomba H queimando sua própria massa e gases (hidrogênio) devido sua gravidade. Quando queima gás hidrogênio a cor da chama é incolor, porque o sol ao queimar toneladas de hidrogênio emite cor alaranjada próximo do vermelho? Obrigado!

  2. Tiago disse:

    Tá… Mas como se descobriu, que nos sol existe elementos para tal fusão, e a existência do hidrogênio… Como foi feita está descoberta?!

  3. Luiz Heitor Niederauer Mércio disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de fazer parte deste magnífico e seleto grupo de estudos e pesquisas em várias áreas.
    Grato !!!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *