X

Como calcular impacto sabendo a massa e a velocidade?

Como calcular impacto sabendo a massa e a velocidade? Pessoal, como que q se pode calcular impactos?? por exemplo eu estou com meu carro fazendo um detremindao trajeto , so que nesta pista há pedras soltas devido a caminhão esta soltando elas…. dai eu seguindo em uma velocidae “x” e uma pedra com massa “m” dessas bate do meu carro( acontece o choque entre a pedar e o meu carro) , como eu posso calcular o impacto?? grato!até mais!

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090726091144AAgJGzQ

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Não basta saber as massas e as velocidades para calcular as forças durante um impacto!!Lê as respostas  que dei em perguntas semelhantes.

Pela deformação (x) produzida pela pedra na lataria do carro é possível se fazer uma estimativa do valor da força durante o impacto se soubermos também a massa (m) da pedra e a sua velocidade (v) em relação ao carro antes do impacto. A força na pedra é aproximadamente: (m . v^2) / (2 . x) . Nota que quanto MENOR for a deformação, MAIOR será a força!

E para exemplificar que formuladores de questões de Mecânica também não entendem muito bem o assunto veja Exemplo de questão de Mecânica mal formulada!

“Docendo discimus.”

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 49617.


4 comentários em “Como calcular impacto sabendo a massa e a velocidade?

  1. Irineu disse:

    De que forma eu coloco a deformação na fórmula?

  2. Rogério Dias Fraga disse:

    Preciso de ajuda para esse cálculo:
    Qual a força de impacto na raquete/braço de um atleta quando ele recebe uma bola de borracha com 40g numa distância de oito metros, com velocidade de 65 km/h, 70km/h, 75km/h, 80 km/h 85km/h, 90km/h, 95/km/h e 100km/h?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *