X

Como calcular a pressão na panela de pressão conhecida a temperatura?

Professor Fernando

A minha dúvida diz respeito a como se calcular a pressão em uma panela de pressão sabendo a temperatura. Eu pensei em usar a formula pV=nRT mas não consegui resolver. Agradeço sua orientação sobre como fazer.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Para se calcular a pressão em uma panela de pressão não usaremos a Equação Geral de Estado do Gás Ideal. O que existe dentro da panela é de fato VAPOR de água  e água líquida e a pressão de vapor cresce mais rapidamente com a temperatura do que acontece com um gás ideal. A forma de se estimar a pressão, conhecida a temperatura, é por usar a  Lei de Clausius-Clapeyron pois esta permite se obter a PRESSÃO DE VAPOR SATURADO da água em função da temperatura. Onde se cozinha mais rápido, em BH ou La Paz?

Na postagem do CREF –  Onde se cozinha mais rápido, em BH ou La Paz?  – encontrarás a referida Lei de Clausius-Clapeyron, bem como um gráfico que pode ser útil para se conhecer a pressão na panela em função da temperatura.

Outras postagens relacionadas com panela de pressão:

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4213.


2 comentários em “Como calcular a pressão na panela de pressão conhecida a temperatura?

  1. José L Celeste disse:

    Gostei do “docendo discimus”. Vi o gráfico acima, mas pergunto: como avaliar a temperatura da panela de pressão? Sei que existem bastões coloridos que, qdo aplicados sobre o objeto, mudam de cor indicando a temperatura, aproximadamente. Mas onde obter esses bastões? Outra pergunta é se essas panelas de pressão elétricas trabalham com a mesma pressão média (2 atm) das panelas convencionais.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *