X

Ciclo lunar e a duração dos meses

Se um ciclo lunar é um período de tempo constante, por que não é todo mês um ciclo lunar exato, e não 31 dias aqui, 30 dias lá e 28 dias?

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A duração do ciclo lunar ou lunação (período sinódico) de nosso satélite não é constante. Em média a duração do período sinódico da Lua é 29,5 dias, variando entre 29,3 dias e 29,8 dias conforme se observa na figura 1.

As razões para que o período sinódico da Lua seja variável estão discutidas no artigo As variações dos intervalos de tempo entre as fases principais da Lua.

Então caso a duração do mês fosse escolhida como 29 dias ou 30 dias rapidamente a sincronização com a duração do ciclo lunar seria perdida. Mas é possível manter a sincronia intercalando conveniente meses com 29 dias e com 30 dias. Tal é feito no calendário islâmico que é um calendário lunar. O ano islâmico, que possui 12 meses, tem duração de cerca de 11 dias a menos do que o ano no calendário solar gregoriano (nosso calendário). Dessa forma os eventos astronômicos dos solstícios e equinócios mudam sistematicamente de data no calendário islâmico, avançando cerca de 11 dias de uma ano para o outro.

A duração dos meses no calendário gregoriano (calendário por nós utilizado)- 30 ou 31 dias, e o mês de fevereiro com 28 dias ou 29 dias – está definida de forma a garantir que a duração do ano com 12 meses seja muito aproximadamente igual ao período de translação da Terra em torno do Sol, que é 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente.  Então os anos possuem na sua maioria 365 dias e excepcionalmente 366 dias (anos bissextos). No calendário gregoriano as datas dos solstícios e equinócios são quase invariáveis.

Finalmente cabe notar que em um ano acontece cerca de 12,4 ciclos lunares, ou seja, o número de ciclos lunares em um ano não é um número inteiro.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *