X

Automóvel em contato com fios de alta tensão

Professor Lang, boa tarde! Estive lendo recentemente uma matéria sobre o que fazer, quando fios de alta tensão caírem no seu carro, para se manter seguro. Eu percebi um comentário de um professor, que foi consultado para a entrevista, gostaria de saber se o que ele disse é pertinente. Ele disse que estando dentro do carro, é bom não tocar em nenhuma parte metálica do carro. Ao meu ver o potencial elétrico seria o mesmo em todo interior e carcaça metálica do carro, portanto não teria problemas encostar nas partes metálicas, está certo esse raciocínio? Na verdade, na minha concepção, poder-se-ia até, tendo o carro com a a janela aberta, encostar na lataria do lado de fora, devido ao potencial ser idêntico ao interior. Segue a matéria que comentei.

Aqui a matéria: Se fio cair sobre carro, não desça, recomendam especialistas

Observação: Eu vi os posts do site sobre gaiola de Faraday, porém não encontrei algo que respondesse a minha dúvida. Desde já lhe agradeço.

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O potencial elétrico somente é constante em um condutor se ele estiver isolado e em equilíbrio eletrostático, isto é,  sem correntes elétricas circulando por ele.

Caso existam correntes elétricas em um condutor, o potencial elétrico não mais será o mesmo em diferentes regiões do condutor.

Então a proteção “gaiola de Faraday” somente ocorre no caso eletrostático ou quase-eletrostático, isto é, um fio de alta tensão alternada em contato com o automóvel ainda isolado do aterramento.

Acontece que ao cair um fio de alta tensão sobre o automóvel, pode já estar havendo condução se o isolamento em relação à terra propiciado pelos pneus de borracha por alguma razão não existe. Este pode ser o caso, por exemplo, se os pneus estão molhados ou se alguma parte metálica do automóvel toca em alguma estrutura externa.

Portanto a advertência na reportagem de não encostar em qualquer parte metálica do automóvel está correta.

Aqui um texto interessante: Matemática da gaiola de Faraday.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Um comentário em “Automóvel em contato com fios de alta tensão

  1. diogenes leão brasil disse:

    Excelente explicação, acho que a beleza da Ciência está em sempre nos surpreender com as respostas e continuarmos fazendo as perguntas.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *