X

As imagens da Terra a partir da ISS não são possíveis?

Boa noite, leio a algum tempo a seção de perguntas do CREF. Gostaria de saber o quanto poderia ver da Terra estando na ISS, visto o diâmetro da terra e a altitude  da mesma com relação a terra, me parece que o que é mostrado não é possível nos cálculos.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Na Figura 1 está representada em um diagrama bidimensional a região da superfície que pode ser observada de um satélite na altitude H sobre a Terra (região indicada em marrom). A proporção p entre a área passível de ser observada pela área superfície total do planeta também está indicada na figura (a dedução da equação que fornece p vide Qual a fração da Terra é visível?).

Como a altitude H da ISS é é aproximadamente 400km e o raio da Terra é 6370km, a fração visível da superfície do planeta em um particular momento é, pela equação que consta da Figura 1, 2,95%. O cálculo também pode ser feito em Visible Fraction of Total Surface Area of a Sphere, resultando igualmente em 2,95%. Desta forma, apenas uma pequena fração da superfície da Terra pode ser observada em um dado momento  ou registrada em foto ou vídeo. Importante notar que a fração efetivamente observada é menor ainda dado o campo de visão do observador ou o campo de abrangência do instrumento óptico que colhe a imagem.

A distância D ao horizonte (vide Figura 1) para a altitude da ISS é aproximadamente 2200km. Apesar de a parcela da superfície da Terra visível da ISS ser pequena, se pode observar em condições de céu sem nuvens extensões impressionantes do nosso mundo. A Figura 2 exemplifica com a foto da bota italiana que, se com o auxílio do Google Earth medirmos sua extensão, desde o bico da bota até a fronteira com da Suíça com Alemanha, encontramos aproximadamente 1200km, resultado perfeitamente consistente com um horizonte a 2200km da ISS.

Portanto qualquer dúvida do tipo “me parece que o que é mostrado não é possível” é facilmente resolvida confrontando a extensão perceptível na imagem com medidas realizadas no Google Earth.

A propósito deste tema recomenda-se o vídeo Como ver a curvatura da Terra.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


3 comentários em “As imagens da Terra a partir da ISS não são possíveis?

  1. MARCIO DA SILVA FERREIRA disse:

    Muito obrigado Prof. Fernando Lang pela sua resposta e esclarecimentos, achei que meus cálculos estivessem errados , mas percebi que as vezes quando assisto ao vivo imagens da ISS ha distorções nas imagens que parecem mostrar mais que a matemática demonstra

  2. Felipe Menegotto disse:

    Muito obrigado professor!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *