X

Arma de fogo pode disparar em ausência de oxigênio e gravidade?

É possível disparar uma arma de fogo (revólver, pistola, rifle, etc.) em um ambiente sem gravidade e/ou oxigênio?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Sim, é possível disparar!

O oxigênio atmosférico nenhum papel desempenha na combustão dos propelentes (pólvoras) dos projéteis de armas de fogo. As pólvoras possuem os reagentes necessários para acontecer a explosão  liberadora de uma grande quantidade de gás aquecido e em alta pressão que então se expande, empurrando o projétil. No caso da pólvora negra o oxigênio é provido pelo nitrato de potássio ou salitre (KNO3), um dos três ingredientes usados na sua confecção (os outros dois são o enxofre e o carvão vegetal). A seguir encontra-se a reação química que ocorre com a pólvora negra evidenciando a ausência de oxigênio na forma gasosa:

A deflagração da queima do propelente é conseguida pela alta temperatura que decorre do acionamento de uma espoleta. A espoleta utiliza usualmente o fulminato de mercúrio, substância que se decompõem por percussão ou atrito, gerando uma pequena explosão que serve como gatilho para a reação química da pólvora.

O propelente se encontra hermeticamente fechado dentro do cartucho (conforme representado na Figura 1), portanto sem contato com o ar atmosférico, podendo ser disparado em qualquer ambiente.

A gravidade também é irrelevante para que o disparo aconteça mas é importante na definição da trajetória do projétil após o disparo. Em caso de ausência de gravidade, o projétil segue em trajetória retilínea.

Da mesma forma os propelentes usados em foguetes funcionam independentemente do oxigênio atmosférico e da gravidade. Vide Propulsão de foguetes no espaço: como é possível o empuxo se não existe atmosfera?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Um comentário em “Arma de fogo pode disparar em ausência de oxigênio e gravidade?

  1. Guilherme Merque disse:

    Valeu professor! Ótimo artigos!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *