X

Ainda sobre a distância ao horizonte!

Esta postagem complementa discussão anterior sobre a distância ao horizonte, especialmente Distância ao horizonte: navio “afundado”!.

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Ontem, 10/01/2014, a beira mar em Tramandaí – RS fiz as fotos da imagem abaixo. Um navio petroleiro estava atracado na boia da Petrobras que se situa a cerca de 3 km da linha costeira. A foto superior foi feita a cerca de apenas 1m do nível do mar (a realizei agachado em um região onde o mar “lambia” a praia).

Muito próximo do local da primeira foto há uma duna com cerca de 4m acima do nível da praia. Lá de cima, portanto  cerca de  5m do nível do mar, realizei a segunda foto.

navio

Lembremos que a distância ao horizonte geométrico depende da altura da visada em relação à superfície da Terra (neste caso à superfície do mar) de acordo com a expressão encontrada na seguinte figura:

horizonte

Portanto, sabendo-se que o raio R da Terra é cerca de 6.400km, uma visada a cerca de apenas 1m sobre o nível do mar, determina que o horizonte geométrico se encontre a cerca de um pouco mais de 3km. Nota-se na fotografia superior que a linha d’água no casco do navio é praticamente coincidente com o horizonte.

A visada a cerca de 5m sobre o nível do mar faz com que o horizonte recue para cerca de 8km. A fotografia inferior mostra o petroleiro antes do horizonte (ele se encontra de fato a cerca de 3km da câmera fotográfica enquanto o horizonte recuou para 8km), portanto consistente com o a geometria e a óptica envolvida no cálculo da distância ao horizonte. Um vídeo excelente, demonstrando que a altura da observação é importante para a ocultação de objetos distantes é encontrado neste endereço.

Um excelente calculador sobre a curvatura da Terra está disponível em https://dizzib.github.io/earth/curve-calc/?d0=10&h0=1.8&unit=metric. Outro calculador que inclui a refração padrão está disponível https://www.metabunk.org/curve/. E um calculador completo, inclusive capaz de simular a Terra Plana, vide Curvature App: Simulation of Globe-Earth and Flat-Earth.

Outras questões relacionadas ao tema:

Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual

Distância ao horizonte: navio “afundado”!

Por que a curvatura da Terra interfere no sinal de microondas?

Refutando a Terra Plana

Alcance dos faróis no mundo real e na mítica Terra Plana

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2802.


11 comentários em “Ainda sobre a distância ao horizonte!

  1. Josiel disse:

    Prof. Lang.

    Faça um artigo, se já tiver me manda o link, falando sobre horizonte real e aparente!

  2. Hemerson disse:

    Olá Sr. Fernando Lang!
    Já que neste pequeno artigo nos dá a explicação de como calcular a distância da linha do horizonte e graças a isso podemos calcular o quanto é visto de um navio/ilha após a linha do horizonte

    Gostaria de lhe Perguntar:
    Como é possível ver uma ilhota a 46,914 km (segundo o GOOGLE EARTH) de distância a olho nu, estando em pé a beira da praia?
    Ponto e elevação do solo onde encontra-se o OBSERVADOR é igual a 4 Metros. (Segundo o GOOGLE EARTH)
    Altura do OBSERVADOR 1,92 Metros.
    Segundo os sites indicado no seu pequeno artigo.

    Resultado = Linha do horizonte: 8685.20 metros. Em 46914 metros ficam 114.7 abaixo do horizonte.

    PS: Acha que foi refração???? ou a Terra é Plana !?!??
    Aguardo uma resposta!!!

  3. Hemerson disse:

    Boa noite Sr. Fernando Lang.
    Ontem entrei neste site e fiz uma pergunta simples, porém minha pergunta foi apagada e não tive resposta!
    Por um momento pensei que tivesse violado as NORMAS do Site, então fui ver e creio que minha pergunta se enquadra dentro das normas.
    Então acho que podem ter apagado sem querer, por isso vou digitar novamente o que eu perguntei ontem. Ok?
    Segue abaixo.
    Olá Sr. Fernando Lang!
    Já que neste pequeno artigo nos dá a explicação de como calcular a distância da linha do horizonte e graças a isso podemos calcular o quanto é visto de um navio/ilha após a linha do horizonte

    Gostaria de lhe Perguntar:
    Como é possível ver uma ilhota a 46,914 km (segundo o GOOGLE EARTH) de distância a olho nu estando em pé a beira da praia?

    Ponto e elevação do solo onde encontra-se o OBSERVADOR é igual a 4 Metros. (Segundo o GOOGLE EARTH)
    Altura do OBSERVADOR 1,92 Metros.
    Segundo os sites indicado no seu pequeno artigo.
    Resultado = Linha do horizonte: 8685.20 metros. Em 46914 metros ficam 114.7 abaixo

    Acha que foi refração ou a terra é plana?

    Aguardo uma resposta.
    Hemerson

  4. Marcos junior disse:

    É simples saber que a Terra é oblato esferoidal ou “esferica”.
    se a sua cidade tem praia e tem plataforma de petroleo a mais de 200km da praia, va de noite a praia e procure pela luz da plataforma, use binoculos, telescopio ou o que quiser de dia ou de noite. de qualquer forma voce terraplanista nao verá porque o caralho do planeta possui curvatura e é “esferico”.
    a minha cidade tem praia e tem uma plataforma de petroleo a 240km Da praia na bacia da mina cidade, fui na praia De noite com binoculos e nao vi caralho nenhum de luz nenhuma vindo de uma plataforma e isso PROVA QUE A BU………TA DESSE PLANETA É ESFERICO OU MELHOR, OBLATO ESFEROIDAL.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *