X

Abastecimento de GNV: cabe mais no tanque em dia frio?

Boa noite,

Eu observo que em dia frio o tanque de automóvel comporta um volume maior  de gás do que em dia mais quente. Isso e impressão minha ou é fato?  Att.  Marcos

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O abastecimento de um tanque de GNV em um automóvel cessa quando a pressão no tanque atinge um determinado valor. A pressão máxima permitida é de 220bar (ou cerca de 220atm  ou ainda 220 kgf/cm2). Portanto, se o tanque é completamente preenchido isto significa que a pressão é a máxima que a bomba abastecedora determina.

Entretanto é bem sabido que a pressão de uma amostra gasosa contida em um dado volume (neste caso a capacidade real do tanque) depende da temperatura. Para o mesmo tanque, se a temperatura é mais alta, a mesma pressão será atingida com uma massa menor de gás estocado.

É importante notar também que o volume do tanque (capacidade real do tanque) não é “o volume de gás que a bomba de abastecimento informa”. O volume referido pela bomba de abastecimento e pago pelo usuário é o volume que o gás, que entrou no tanque, ocuparia  se estivesse fora do tanque, isto é, na pressão de 0,1MPa (~1 atm) a 20oC.

Quando o tanque é abastecido é fácil notar que a temperatura do tanque se eleva (um toque de mão no tanque recém abastecido revela que ele está a uma temperatura maior do que a temperatura ambiente). Portanto, após o abastecimento ele resfria e depois de algumas horas, mesmo que não tenha saído GNV do tanque, ele pode ser reabastecido pois a pressão baixou e caberá mais gás.

Da mesma forma se a temperatura ambiente é mais baixa, cabe mais massa de GNV no tanque para a mesma pressão de 220bar.

Cada dez graus célsius de decréscimo na temperatura de gás no tanque determina que possa ser introduzido cerca de 3% a mais de massa de GNV no tanque.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 


8 comentários em “Abastecimento de GNV: cabe mais no tanque em dia frio?

  1. Augusto Viano disse:

    Bom dia, então professor quando que será abastecido realmente o volume do Tanque? e se fosse encontrado a temperatura de saturação do gnv a 220 bar, não seria nessa condição que teríamos abastecido o tanque com o volume real?

    • Fernando Lang disse:

      Qualquer quantidade de gás colocada no tanque ocupa totalmente a capacidade do tanque. Por isso, o que realmente interessa é o volume que o gás estocado no tanque ocupará quando dele sair para a atmosfera, ou seja, o volume que aquela massa de gás no tanque ocupará na pressão de 0,1MPa (~1 atm) a 20°C.

  2. Bernardo disse:

    Saudações. Então isso quer dizer que, dependendo da situação, apesar do meu cilindro ser de 16m2 a bomba pode informar que ele foi abastecido com 18m2 e não ser fraude na bomba? Obrigado.

    • Fernando Lang disse:

      O usual de acontecer é caber menos no cilindro do que a capacidade nominal devido ao aquecimento ocorrido durante o abastecimento do tubo.
      Para entrar mais do que a capacidade nominal, a bomba deveria comprimir a uma pressão maior do que a usual.

  3. Leonardo Pedrosa disse:

    Boa tarde!
    Então, no caso de um posto abastecer o meu cilindro de 16m com 18… ou ate mesmo 19m ?
    Poderiamos desconfiar de uma possível fraude ?
    Ja testei este posto e percebi que não rendeu o esperado quando ultrapassou o valor do cilindro (16m3).

    • Fernando Lang disse:

      A capacidade nominal de 16 metros cúbicos é válida para uma determinada pressão de abastecimento e esta deve ser indicada pelo fabricante do reservatório. Então deves verificar qual é a pressão na qual o fabricante informa a capacidade.
      A seguir deves observar qual é a pressão na qual a bomba de abastecimento efetivamente opera e se for maior do que aquela especificada pelo fabricante do reservatório, entrará um volume maior no reservatório.

      • WILIANS SILVA DE OLIVEIRA disse:

        No caso entao, não entraria um volume maior de gás e sim uma massa maior?

        • Fernando Lang disse:

          O “volume que entra” é um volume virtual, isto é, o volume que a massa de gás ocuparia fora do reservatório, na pressão de apenas 1atm. As bombas de abastecimento informam sobre este volume virtual e por ele cobram. Quanto maior este volume virtual, maior é massa que efetivamente entrou no reservatório.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *