X

A “sabedoria” na Terra Plana: o navio de ponta cabeça.

Globalista ama a matemática é tudo provado por cálculo. Eu queria ver uma foto tirada por um satélite dito geo-estacionário de um navio navegando de ponta cabeça aqui na terra, aí acabaria a discussão.

Respondido por: Prof. Luiz Cláudio Mesquita de Aquino - Depto. de Ciências Exatas - FACSAE/UFVJM - Campus Mucuri

Esse é um pedido de muitos dos terraplanistas. Como é usual na mitologia da Terra Plana, esse pedido não tem significado e é materialmente equivocado, a começar com a referência à verticalidade! Em qualquer lugar da Terra um navio ao boiar não estará de ponta cabeça (a menos que seja o Poseidon depois de emborcar em uma onda gigante) pois o fio de prumo (para não falar em gravidade, palavra ininteligível no vocabulário terraplanês) apontará do convés superior do navio para o convés inferior.

Vamos fazer as contas, porque sim, nós amamos a Matemática já que ela nos ajuda a construir toda a nossa tecnologia (usada também pelos terraplanistas) e a entender o funcionamento da Natureza.

Os maiores navios de cruzeiro chegam a ter 60m de altura. Considerando que o raio médio da Terra é 6.371km, a altura desse navio representa aproximadamente 0,00094% do raio da Terra.

Vamos considerar agora uma bola de futebol com aproximadamente 11cm de raio, como as bolas oficiais da FIFA. Tomando 0,00094% disso teríamos 0,0001034cm. Ou seja, teríamos 1,034μm. Sabe o que pode ter esse tamanho? Uma bactéria! Será que dá para tirar a foto de uma bola de futebol com uma bactéria de ponta cabeça aparecendo? Pensemos um pouco… Na montagem da foto abaixo o navio teria uns 720km de altura! Isso é aproximadamente “apenas” 80 Montes Everest empilhados.

Por outro lado, vamos imaginar que o terraplanista entenda que não é possível a foto exibir a Terra e o navio ao mesmo tempo. O terraplanista quer agora dar um “zoom” em uma foto tirada por um satélite até ver o navio de ponta cabeça como na montagem a seguir. Obviamente ao ver essa foto ele pode alegar que foi invertida de modo artificial (como de fato foi o caso da montagem abaixo). Ou seja: mesmo que fosse possível tirar a foto e o navio pudesse ser observado, ele iria dizer que ela é falsa! Se o terraplanista acha que todas as fotos que já existem são falsas, o que fará ele acreditar em qualquer outra foto que seja exibida?

A propósito de fotos da Terra vide Fotos sobre o formato da Terra: são elas necessárias para o conhecimento sobre a forma do planeta?


4 comentários em “A “sabedoria” na Terra Plana: o navio de ponta cabeça.

  1. Marlon disse:

    Não tem que discutir com terraplanista pois eles vão recusar qualquer prova contrária e vão expor dados sem sentido nenhum para te convencer.

  2. Renato Ranzini Rodrigues disse:

    Quem sabe eles entendem se lerem esta postagem:

    https://flatearth.ws/up-and-down

  3. Áquila Lanza de Paula disse:

    Quando o terraplanista refuta um fato, é difícil achar argumentos que nos permitam esclarecer qualquer coisa pra eles. Como não se baseiam no método científico, não dá nem para começar a discutir….

  4. Waldir Oliveira de Carvalho disse:

    Eu tive um aluno terraplanista. Ele se segurou umas três aulas, mas aí não aguentou e pediu para que eu provasse que a Terra não era plana e como a gente acredita sem ver. Eu disse que essa é discussão muito profunda que o mero professor de física do ensino médio não poderia finalizar, pois tantos cientistas famosos já responderam e ainda assim a discussão continua, MAS eu acredito que a Terra é um globo porque os cientistas que acreditam que a Terra é um globo desenvolveram o celular, a internet, os aviões, os automóveis, os satélites que fornecem a localização no GPS do celular… veja, nós nunca vimos um elétron, é uma teoria, no entanto tudo que eu te falei funciona baseado nessa teoria. Agora sua vez, me fala uma coisa que algum cientista que acredita na Terra plana inventou e aí a gente pode começar a discutir. A turma riu muito e voltei pra minha aula.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *