X

A Lua escura na foto da DSCOVR prova que a foto é falsa! Será mesmo?

A Terra está iluminada atrás da Lua e a Lua  se apresenta escura. Isto prova que a foto foi forjada!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O comentário do negacionista sobre a falsidade refere-se à figura 1 da postagem Relação entre os diâmetros da Terra e da Lua em uma foto da DSCOVR prova que a foto é falsa! Será mesmo?

O negacionista reconhece que ambas, Terra e Lua, estão sendo iluminadas pelo Sol da mesma maneira e que apesar disso a imagem da Lua aparece escura. Para ele tal raciocínio simplório conduz à conclusão sobre a falsidade da foto.  Mas de fato esta ocorrência corrobora outra vez a verossimilhança da foto como se demonstra a seguir!

Como é usual, os raciocínios dos negacionistas são pobres teoricamente e baseados em intuições que não resistem ao escrutínio racional.

A Lua e a Terra refletem difusamente a luz solar que lhes ilumina. O albedo geométrico de qualquer corpo diz respeito ao percentual da radiação visível nele incidente que é efetivamente refletida pelo corpo. A superfície da Lua, sem ar e essencialmente constituída por minerais no estado sólido, determina que o albedo geométrico lunar seja de aproximadamente 12%. Nosso planeta, por ter constituição diversa da Lua e possuir atmosfera, possui o albedo geométrico terrestre de aproximadamente 43%. Ou seja, sob a mesma iluminação a Terra reflete uma intensidade luminosa 3,6 vezes maior do que aquela refletida pela Lua.

Desta forma se uma fotografia da Lua em trânsito sobre a Terra, estiver com exposição adequada à luz que vem da Terra, estará subexposta para a luz que vem da Lua conforme se observa na figura1. Caso a exposição fosse adequada a luz refletida pela Lua, a Terra se apresentaria superexposta ou “estourada”.

Utilizando-se um editor de fotos pode-se simular com a foto da figura 1, aumentando-se o brilho e o contraste, o que aconteceria se a exposição fosse adequada ao albedo lunar. A figura 2 apresenta esta simulação, mostrando agora a Terra em superexposição ou “estourada”.

A figura 3, que apresenta apenas um detalhe da figura 2, mostra melhor a Lua.

PoA

A figura 4 apresenta uma foto de 1994 da face oculta da Lua obtida pela missão Clementine.

A figura 5 apresenta as duas imagens (de 2015 e de 1994) justapostas. Nelas se reconhecem diversas estruturas idênticas na superfície de nosso satélite, apesar de as duas imagens terem sido obtidas de distâncias e ângulos diferentes.

Assim, como sempre acontece quando os negacionistas tentam invalidar com argumentos pífios a veracidade de fotografias da Lua, consegue-se reverter os argumentos, transformado-os em corroborações da verossimilhança das imagens.  Vide especialmente as seguintes postagens nas quais argumentos simplórios de negacionistas foram criticados e revertidos:

Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa?

Sombras não paralelas nas fotos das missões Apollo: seriam as fotos falsas?

Relação entre os diâmetros da Terra e da Lua em uma foto da DSCOVR prova que a foto é falsa! Será mesmo?

Vide também TRÂNSITO DA LUA.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


7 comentários em “A Lua escura na foto da DSCOVR prova que a foto é falsa! Será mesmo?

  1. Jeferson disse:

    Fernando, nada a ver com a pergunta original, de quanto varia o albedo da Terra em função de uma maior ou menor cobertura de nuvens? Ou seja, qual seria o albedo para uma superfície sem nenhuma nuvem e para cobertura completa? Abs e parabéns pelas respostas arrasadoras!

  2. luis Edinaldo disse:

    parabéns professor Fernando Lang seus estudos tem sido para mim uma luz nesse assunto e estou aprendendo a refutar os terraplanistas. Obrigado.

    • Roberto Thomaz disse:

      Óbvio que está errado isso, a própria Nasa mostra outra dimensão da Terra na “ida a Lua”.
      A Terra está perfeitamente iluminada pelo Sol e a Lua também.
      A sonda envia apenas 1 (uma) foto, coincidentemente com a mesma iluminação em momentos completamente distintos.
      As vezes a Lua é altamente refletiva, outras é pouco refletiva da luz do Sol.
      Das duas uma, ou a ida a Lua foi uma farsa de fato ou estas fotos estão todas erradas.

      • Fernando Lang disse:

        Tamanhos da Terra em fotos tiradas na Lua e tamanho da Terra em fotos tiradas pela DSCOVR não são comparáveis diretamente já que tanto os aparatos fotográficos quanto as distâncias à Terra são diferentes. Nas fotos da missão Apollo 11a Terra NÃO está perfeitamente iluminada pelo Sol e nem o local na Lua se encontra com Sol a pino como se pode ver na imagem abaixo.
        Astronauta_bandeira

  3. Rafael disse:

    E o sol ta aonde? Atrás da lua?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *