X

A inclinação do eixo de rotação da Terra

Professor,

Como os físicos sabem que o eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de, aproximadamente, 23°26′? Obrigado!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A inclinação a que te referes diz respeito ao ângulo que o eixo de rotação da Terra faz com uma direção normal (perpendicular) ao plano da órbita da Terra em torno do Sol (o plano da eclíptica).

Se adotamos um sistema de referência na Terra (que é o sistema referência consistente com nossas observações como habitantes do planeta) pode-se observar, estudando a sombra de uma estaca ao meio dia, que o Sol muda sua elevação sobre o horizonte ao longo do ano. De fato isto foi feito já na Antiguidade e desde lá se sabe que a elevação do Sol ao meio dia muda em cerca de 47 graus desde o solstício de verão (~21/06 no hemisfério norte) até o solstício de inverno (~22/12 no hemisfério norte) nas diferentes latitudes. A figura seguinte representa a estaca, sua sombra e o Sol ao meio dia no hemisfério sul. Apesar de a figura indicar uma latitude maior do que 23,5 graus, ela é válida também para latitudes inferiores a do trópico.

sombra_estaca

No sistema geocêntrico, que é o sistema de referência adequado para um observador  em nosso planeta, o Sol orbita a Terra de tal forma que o plano da órbita do Sol muda durante o ano em acordo com a figura abaixo.

sol

As figuras seguintes representam as posições do Sol em Porto Alegre no nascente e ao meio dia nos solstícios.

solst1

solst

Portanto este conhecimento sobre o ângulo de inclinação do plano da órbita do Sol no sistema geocêntrico ou do eixo de rotação da Terra no sistema heliocêntrico remonta a mais de 2500 anos.

Mais detalhes o texto “O movimento anual e diário do Sol quando referido à Terra”  que está acessível no Research Gate ou em http://www.if.ufrgs.br/~lang/.

Outra questão relacionada ao tema:

Mudança na posição do nascente do Sol!

Duração do ano no sistema geocêntrico

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2660.


16 comentários em “A inclinação do eixo de rotação da Terra

  1. Luiz Fernando Defferrari disse:

    Pergunta:
    Está ocorrendo alteração deste eixo cpm o passar do tempo.
    Se afirmativo, poderia também ser relevante para alterações climáticas?

  2. Wesley Neves disse:

    Olá Profº Fernando Lang da Silveira, obrigado por compartilhar seu conhecimento embaseado em fatos científicos. Procurei informações corretas por algum tempo e consegui aqui no website da UFRGS.

  3. Jackson nogueira disse:

    A inclinação da terra e para a direita ou esquerda, ou seja 23º ou -23º?Porque em imagens que vir elas variam umas mostram para um lado e umas para outro.

  4. WELLITON RAFAEL MIRANDA MARTINS disse:

    Boa noite professor!
    eu tenho uma duvida que é meio dificl de botar em palavras, mas vou tentar resumir de uma forma simples, o sentido da rotação é favoravel ao sentido de translação ? consideremos sentido favorável se a terra não estiver “patinando” no espaço (como a roda de um carro atolado).

  5. Marcelo da Mata disse:

    O que aconteceria se essa inclinação fosse maior ? Tipo: 30º, 45º? Quais seriam as implicações? Moro numa cidade levemente abaixo do trópico de capricórnio… O trópico passa levemente pelo município….

  6. Renato de Troia disse:

    O que aconteceria se essa inclinação fosse menor? Digamos, a metade?

    • Fernando Lang disse:

      A existência das estações é devida à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à perpendicular ao plano da eclíptica. Se fosse menor, as diferenças climáticas ao longo do ano seriam atenuadas.

  7. Natalia Dickow disse:

    Para que serve a inclinação do eixo da terra?

  8. Helio disse:

    Professor, a Terra por períodos se inclina em direção ao Sol (aproxima um dos polos), depois o afasta, formando as estações . O que causa esse movimento e qual o nome dele. Obrigado

    • Fernando Lang disse:

      A Terra mantém a inclinação do seu eixo de rotação quase inalterada (na verdade existe um lenta mudança denominada de precessão) enquanto se translada em torno do Sol. Por isso em pontos diferentes da sua órbita em torno do Sol varia a insolação nos hemisférios sul e norte.

  9. José R. Betanho disse:

    Aprendi no colegial, há 58 anos, que a Terra funciona como um giroscópio, mantendo a inclinação em relação à sua órbita, jamais fazendo movimento como de pião diminuindo a rotação antes de cair. Essa a explicação das estações que fixei e confirmo nesse site maravilhoso. Parabéns!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *