X

A divergência da luz crepuscular prova que o Sol da Terra Plana está logo ali! Será mesmo?

Esta postagem reproduz os comentários acontecidos no Facebook em 22/04/2017 após a provocação que  segue a partir da foto encontrada na matéria do G1.Globo:

Este tipo de foto faz os terra-chatos delirarem pois prova que o Sol está perto já que os raios luminosos que dele emanam são divergentes e não paralelos como os redondistas e a NASA ensinam! ?

raios_crepusc

O Sol da Terra Plana se encontra, segundo cálculos dos terraplanistas, a não mais de 3 mil km da pizza onde vivem os terra-chatos. Mas se o Sol está muito distante segundo a Astronomia, como explicar este fenômeno instigante?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang

DIÁLOGO ACONTECIDO NO FACEBOOK EM 22/04/2017

Marcos Terra – A perspectiva dá essa impressão de divergência. Essa sombra é paralela na verdade. Se pudesse ser vista de um ponto ortogonal e distante como do espaço, seria vista a projeção reta dessa sombra, não?

Fernando Lang da Silveira – Sim! Não passa de um belo problema de perspectiva.Os terraplanistas desonestamente invocam a perspectiva para “explicar” o ocultamento de navios, ilhas e outros objetos, abaixo da linha do horizonte e, no caso dos raios crepusculares, ignoram desonestamente a perspectiva. Os terra-chatos também acreditam que os trilhos ferroviários são divergentes,  um problema ainda não resolvido pela engenharia-chata! 

Jessé Sangalli – Aqui, próximo ao trilho.

Fernando Lang da Silveira – Sim! Não resta dúvida que o Sol está onde os trilhos se encontram.

Marcelo Monteiro – Para negar é fácil, é só afirmar que esse fenômeno é ilusão, a partir do momento que se aceita uma premissa metafísica de que o universo é plano e de que as coisas não são o que parecem ser, ou seja, a percepção humana é falha para conhecer pela experiência.

Fernando Lang da Silveira – Entretanto NÃO é esta concepção que embasa a filosofia do terraplanista mór Samuel Rowbotham: a filosofia zetética.
A esquizofrenia terra-chata oscila de maneira inconsistente entre uma forma de empirismo ingênuo (os terra-chatos dizem fazer experimentos que comprovam a Terra Plana) e a crença em “verdades inquestionáveis reveladas em um velho livro que é intrpretado literalmente”. Usa-se o lado da balança que interessa no momento.

Marcelo Monteiro – A premissa “metafísica” é o Gênese da Bíblia? Aquela parte em que diz que Deus separou as águas infindáveis e tornou uma “terra” e o outra “céu”? Se eles criam demasiada argumentação para provar a teoria maluca deles, talvez eles não conheçam o princípio da Navalha de Occam.

Fernando Lang da Silveira  – Eu ainda não me enfronhei o suficiente no terra-chatismo para poder te responder quais são todas as premissas metafísicas desta alucinação. 

Marcelo Monteiro – Mas você parece ser entendido do assunto. Se ainda não se enfronhou vai acabar por se enfronhar. hehehe …

Fernando Lang da Silveira – Um bom livro sobre um mundo chato que nada tem a ver com a  aloprada Terra Plana: https://en.wikipedia.org/wiki/Flatland

Fernando Lang da Silveira Eu vi em uma postagem terra-chata toda uma argumentação contra o Sol estar logo atrás dessas árvores. Neste caso o Sol está demasiadamente perto mesmo para o terraplanista. A imagem é da Wikipedia.

raios_crepusc

Outra linda imagem “provando” que o Sol está logo atrás das árvores.

Fernando Lang da Silveira – A foto sobre a qual mais os terra-chatos deliram tem relação com um suposto acontecimento bíblico: a escada de Jacó. Nesta foto da Wikipedia temos o fenômeno óptico instigante, denominado Escada de Jacó! A sua explicação é a mesma que encontramos no comentário inicial do Marcos Terra.

Fernando Lang da Silveira – E  complicando mais um pouco para os mitólogos TP existem os raios anticrepusculares que parecem convergir (ao invés de divergir) para o ponto antisolar, isto é, para um ponto do lado oposto de onde o Sol se encontra. Na linda foto que segue estão registrados os raios anticrepusculares.

Adicionado em 17/07/2018: vídeo O mistério dos raios de Sol crepusculares

Outras postagens relacionadas com o tema da Terra Plana em Mítica Terra Plana.

Vide a palestra realizada na UNISINOS em 31/05/2017: Sobre a forma da Terra

Vide também o artigo publicado na revista Física na Escola: Sobre a forma da Terra.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1375.


3 comentários em “A divergência da luz crepuscular prova que o Sol da Terra Plana está logo ali! Será mesmo?

  1. Gilnei Castro Müller disse:

    Prezado Professor Fernando Lang em primeiro lugar receba os meus parabéns por seus esclarecimentos sobre as contradições que envolvem as atuais “crenças” na Terra Plana. Já li e possuo um livro que defende a teoria (idéia) de que a Terra seria ôca. Estas teorias de Terra Ôca e Terra Plana, não sei qual das duas é mais contraditória e absurda. A tal de Terra Plana por agarrar-se em conceitos lendários e bíblicos parece blindar as mentes dos seus defensores (entre eles alguns crentes) que apresentam argumentos simplórios até da visão de reflexos da luz solar totalmente distorcidos e afastados de uma lógica racional das coisas que nos cercam, sejam no campo visual ou apenas imaginário, para tentar argumentar em defesa de sua Terra Plana.

  2. Alceurd disse:

    Prof. Lang , boa tarde !!!
    Solicitaria UMA SÓ PROVA INCONTESTÁVEL E QUE POSSA SER REPRODUZIDA COM SUA AJUDA, demonstrando que a nossa Terra é um globo.
    No aguardo, observo que visite o site http://www.provetheglobe.com para TAMBÉM demonstrar essa priva, o que seria muito bom para o Instituto fe Física da nossa UFRGS.
    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO. Alceu

    • Fernando Lang disse:

      No Pergunte ao CREF existem quase 50 postagens na categoria que trata da MITOLOGIA TP. Em cada uma dessas postagens encontram-se provas da esfericidade da Terra e refutações do delírio esdrúxulo e anacrônico sobre ser o mundo chato e coberto pelo Domo da Ignorância Fideísta. 😉

      Há mais de 4 anos espero que algum terraplanista mostre como se prevê no mundo chato, em qualquer local e em qualquer dia o azimute do nascente do Sol ou como se prevê a elevação máxima do Sol sobre o horizonte. Nem isso é possível de ser feito na pizza mitológica, comprovando inequivocamente que TP existe apenas nas mentes de ignorantes e em algumas seitas reacionárias que pensam o mundo como na Idade do Bronze mas que usufruem hipocritamente de toda a tecnologia que somente funciona porque a Terra é esférica.

      Quem quiser aprender sobre o tema pode acessar o artigo Sobre a forma da Terra.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *