X

Categoria: Outros temas

Dimensões de algumas unidades de medida em escalas logarítmicas

Caros professores É tida como adimensional a medida logarítmica da concentração de íons hidrogênio (falando simplificadamente) , o que nós chamamos pH. Acontece que o Sistema Internacional admite duas medidas logarítmicas, o neper (Np) e o bel (B). Poderia se dizer que o pH teria unidades de bel já que o pH é medido em […] Ler mais»

Ainda sobre o uso dos termos voltagem, amperagem, … e o VOLP

Três perguntas para o professor a propósito da postagem Uso do termo “voltagem”: 1. Por que o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -, que tem autoridade, manteria as palavras voltagem e amperagem para não serem utilizadas nunca? 2. QUEM é a autoridade que define isso – se alguém quiser mais que achismos pessoais? […] Ler mais»

O improvável aconteceu: minhas alunas da PUCRS e o telefone

Fui aconselhado por amigos, Prof. Rolando Axt (professor aposentado do IF-UFRGS) e Dr. Franklin Marcantonio Cunha (médico, membro da Academia Riograndense de Letras, ocupante da cadeira Ramiz Galvão), a registrar duas histórias de sala de aula  que são a priori altamente improváveis. Ler mais»

Por que quanto maior a bitola de um fio mais fino ele é?

Estou intrigado com o fato de que quanto mais fino é um fio, tanto maior é o número que lhe atribuem. O professor poderia me tirar essa dúvida. Agradeço antecipadamente. Ler mais»

Salinidade das águas oceânicas: qual é a sua origem?

Por que a água do mar é salgada? Ler mais»

O debate científico sobre o aquecimento global antropogênico I

Esta postagem, de autoria do Prof. Alexandre Junges (Doutorando em Ensino de Física - IF-UFRGS) foi motivada no debate constante da postagem Aquecimento global e seus críticos. O CREF agradece ao Alexandre pelo texto bem produzido, rico de referências para todos os interessados no polêmico assunto.     Ler mais»

O fio das lâminas de corte

Boa tarde Professor Lang, minha pergunta hoje é sobre as pessoas no cotidiano quando se referem às facas, dizerem que a faca perdeu o "fio" ou ficou "cega". Do ponto de vista da física, a espessura da faca muda? Na minha concepção ela não muda de espessura, mas nessa caso então porque a faca a […] Ler mais»

Queima do oxigênio por aquecedores elétricos e condicionadores de ar?

A propósito de uma "bombástica" entrevista veiculada pela RBS - https://soundcloud.com/radiogaucha/major-jeferson-ecco-comandante-dos-bombeiros-em-porto-alegre - foram enviados dois questionamentos ao Pergunte ao CREF: 1 - Aos 2min25s da entrevista o major do Corpo de Bombeiros, referindo-se às ESTUFAS ELÉTRICAS, afirma categoricamente que elas consomem oxigênio. Mais adiante na mesma entrevista o major reitera diversas vezes que os "aquecedores […] Ler mais»

Grafia correta para as unidades de medida

Boa tarde professor Lang. Desculpe-me incomodá-lo, mas estou com uma dúvida cruel. Qual é a forma correta do plural da palavra "mol"? Pergunto porque vários professores dizem que é "mols" já que a origem da palavra é do latim, mas uma outra parcela diz ser "moles", já que no português europeu usa-se "mole" além do […] Ler mais»

Quando uma grandeza física é um vetor?

Professor, o que de fato é necessário para que uma determinada grandeza seja do tipo vetorial ? Existe aquela clássica frase: "Vetores são expressões matemáticas usadas para representar grandezas que têm módulo, sentido e direção". Contudo, na Lei de Gauss representamos a área como uma vetor, sendo que área não possui sentido ou direção. Obrigado. Ler mais»

1 2