X

Categoria: Outros temas

Energia que desliga carros em cima dos trilhos ferroviários?

Os carros cruzam trilhos de trem a todo o momento e não tem problemas, mas porque acontece do carro desligar em cima do trilho quando trem está perto? Veja a notícia Acidente com carro que 'morreu' em cima da ferrovia repercute em Barra Mansa. Há uma energia, algo assim, no trilho, que interfere no sistema […] Ler mais»

Por que o mate muda de cor quando é batido no liquidificador?

O mate batido no liquidificador adquire um tom marrom leitoso conforme a foto seguinte.  Por que isto ocorre? Ler mais»

Por que pode aumentar a precipitação da chuva após raios?

Ao ler uma resposta abordando o assunto de raios, lembrei de uma curiosidade que ocorreu-me ao observar a formação de relâmpagos durante uma chuva;  relâmpagos maiores ou mais próximos precediam um aumento na precipitação. Qual seria a relação física por trás de tal fenômeno? O aquecimento do ar causado pelo raio não deveria dificultar a […] Ler mais»

Dimensões de algumas unidades de medida em escalas logarítmicas

Caros professores É tida como adimensional a medida logarítmica da concentração de íons hidrogênio (falando simplificadamente) , o que nós chamamos pH. Acontece que o Sistema Internacional admite duas medidas logarítmicas, o neper (Np) e o bel (B). Poderia se dizer que o pH teria unidades de bel já que o pH é medido em […] Ler mais»

Ainda sobre o uso dos termos voltagem, amperagem, … e o VOLP

Três perguntas para o professor a propósito da postagem Uso do termo “voltagem”: 1. Por que o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -, que tem autoridade, manteria as palavras voltagem e amperagem para não serem utilizadas nunca? 2. QUEM é a autoridade que define isso – se alguém quiser mais que achismos pessoais? […] Ler mais»

O improvável aconteceu: minhas alunas da PUCRS e o telefone

Fui aconselhado por amigos, Prof. Rolando Axt (professor aposentado do IF-UFRGS) e Dr. Franklin Marcantonio Cunha (médico, membro da Academia Riograndense de Letras, ocupante da cadeira Ramiz Galvão), a registrar duas histórias de sala de aula  que são a priori altamente improváveis. Ler mais»

Por que quanto maior a bitola de um fio mais fino ele é?

Estou intrigado com o fato de que quanto mais fino é um fio, tanto maior é o número que lhe atribuem. O professor poderia me tirar essa dúvida. Agradeço antecipadamente. Ler mais»

Salinidade das águas oceânicas: qual é a sua origem?

Por que a água do mar é salgada? Ler mais»

O debate científico sobre o aquecimento global antropogênico I

Esta postagem, de autoria do Prof. Alexandre Junges (Doutorando em Ensino de Física - IF-UFRGS) foi motivada no debate constante da postagem Aquecimento global e seus críticos. O CREF agradece ao Alexandre pelo texto bem produzido, rico de referências para todos os interessados no polêmico assunto.     Ler mais»

Aumentando a vida útil das bolinhas de tênis

Esta postagem, de autoria do Prof. Adriano Barcellos (IFSUL - Campus Bagé), trata de uma tentativa de aumentar a vida útil das bolinhas de tênis por guardá-las em uma câmara pressurizada e improvisada com uma panela de pressão. Ler mais»

1 2