X

Categoria: Mudanças de estado da matéria

Metalização a vácuo

Boa tarde. Pretendo construir uma máquina de metalização a vácuo, utilizando uma panela de pressão, que será a máquina, um motor compressor, para fazer vácuo no sistema, duas lâmpadas incandescentes, cujos filamentos é onde pretendo evaporar pequenos pedaços de papel alumínio, um motor para girar a base onde o objeto a ser metalizado irá ficar. […] Ler mais»

Enchendo garrafas de 600 mL com refrigerante

Ao  Pergunte CREF (IF-UFRGS) Minha mãe vai encher de refrigerante 4 garrafas de 600ml com uma garrafa grande de 2 litros. Cada garrafa de 600ml ficará com 500ml cada aproximadamente. Existe alguma diferença entre uma garrafa de 600ml ser enchida com 500ml ou é necessário encher as garrafas de 600ml com 600ml mesmo e deixar […] Ler mais»

Cerveja congelada escoa lentamente da garrafa

Olá, Prof. Lang! Essa dúvida simplista, bem do dia-a-dia, surgiu em uma conversa com meu irmão, quando ele proferiu a seguinte frase: "Não há nada no mundo mais teimoso que cerveja congelada. Quando ela tá em pé, ela sobe; quando ela tá de ponta cabeça, ela não desce". Achei a frase divertida e rimos na […] Ler mais»

Monitoramento da quantidade de gás em um botijão de 13 kg: é possível através da pressão?

Eu comprei um sensor de pressão eletrônico que pode ser integrado à uma automação na esperança de conseguir medir a quantidade de gás dentro de botijões de 13kg. Mas pelo o que eu li no texto A pressão é diferente em um botijão de gás de 13 kg e 45 kg?, eu entendi que enquanto […] Ler mais»

Mudança de estado da água ao ser exposta ao vácuo

Bom dia. Acabei de assistir ao filme The Cloverfield Paradox na Netflix. É um filme de ficção científica e se passa no espaço abordo de uma espécie de satélite. Há muitas coisas esquisitas e fisicamente questionáveis nesse filme, porém em uma certa cena, que ocorre algo fisicamente palpável, me deixou com uma dúvida. Pois bem, […] Ler mais»

Expansão do GLP e queda da temperatura

Bom dia professor Lang, Gostaria de entender o porquê de a temperatura de tubulação secundária de GLP , essa do trecho após o regulador, e que leva aos pontos de consumo é menor que no trecho antes do regulador, com pressão maior. Como a pressão diminui a jusante o volume aumenta e a temperatura deveria […] Ler mais»

Orvalho e condensação

Olá, professor. Estava lendo sua resposta à pergunta "Por que ao colocar gelo num copo formam-se gotas de água do lado de fora?" (link: https://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=83) e fiquei com algumas dúvidas: Orvalho é um tipo específico de condensação que ocorre quando a água muda do estado gasoso para o líquido sobre uma superfície, correto? Qual o […] Ler mais»

Dilatação da água na fase sólida

Professor, a água só aumenta de volume de 4 °C a 0 °C, certo? Penso que se continuarmos resfriando a água para valores negativos na escala celsius, sua densidade passará a aumentar (pois fora do intervalo de 4 a 0 °C, ela se comporta como a maioria das substâncias) até que teremos gelo com densidade […] Ler mais»

É verdade que gelo vaporiza?

Esta postagem trata das observações que o Pedro Henrique Monteiro Braga, aluno do Colégio Concórdia de Porto Alegre, realizou inspirado em outra postagem do CREF: Como se apresenta a água a -5 ºC a pressão normal? Seu objetivo foi de comprovar que água, abaixo de seu ponto de fusão pode vaporizar (sublimar), e de fato vaporiza […] Ler mais»

Aquecimento da piscina: é possível da forma proposta?

Professor Fernando Lang. Desculpa incomodá-lo. Sei que és um professor muito ocupado mas estou em dúvida na questão em anexo. Eu não concordo com a resposta dada à questão "b". A água na superfície recebe energia, na forma de calor, e aumenta a sua temperatura. Consequentemente ela aumenta o seu volume e diminui a sua […] Ler mais»

1 2 3 4