X

Categoria: Atrito

Torque necessário para tirar o veículo do repouso

Olá, professor! Há tempos estou com um problema no meu projeto de extensão que não consigo compreender. Se eu tenho um veículo com certo peso P (já incluindo o peso do indivíduo que tá dentro do carro), considerando as forças dissipativas e inerciais, como eu calculo o torque necessário para tirar o veículo da inércia […] Ler mais»

Representação das forças exercidas em um caminhante

Olá professor, visto que alguns materiais didáticos trazem o diagrama de corpo livre das forças que são exercidas sobre o pé de uma pessoa ao caminhar, você poderia esboçar um diagrama desses, por favor? Para esclarecer melhor qual o sentido da força de atrito e da força que você faz para andar. Ler mais»

Razão para a eficiência maior do freio dianteiro sobre o traseiro em veículos automotores

Professor Lang Leio atentamente as postagens do CREF e lhe agradeço por repartir conosco seus conhecimentos. Depois de sua postagem sobre os freios da motocicleta -Frenagem de motocicletas: somente o freio traseiro?  - fui pesquisar sobre a razão para os freios dianteiros serem mais eficientes do que os traseiros. Encontrei um material – https://coisasdeengenheiro.wordpress.com/category/dinamica-da-frenagem/  –  explicando […] Ler mais»

Frenagem de motocicletas: somente o freio traseiro?

Olá, tenho visto ainda hoje que muitos "motociclistas" teimam em usar somente o freio traseiro, pois dizem que o dianteiro empina a parte traseira da moto e seria mais perigoso.  Já fui motociclista e sei que isso não acontece, a não ser em velocidade muito baixa, além de ter que forçar o movimento.  Aqui em […] Ler mais»

Orientação da força de atrito quando subimos por uma rampa

Caro Professor(a) sou aluno do ensino médio e estou estudando para o vestibular, tenho uma dúvida sobre plano inclinado e atrito. Desculpe-me pela simplicidade da pergunta... Quando estamos subindo um plano inclinado, a força de atrito é na direção e no sentido do nosso movimento? Sei que precisamos da mesma para andar, pois uma situação […] Ler mais»

Dúvida sobre o rolamento relativo ao coeficiente de atrito estático

Olá professor. Estava discutindo com um amigo sobre o porquê é  mais fácil empurrar algo colocando rodinhas. Parece uma pergunta simples, mas gostaria de saber qual a física por trás disso. Pensei da seguinte maneira: seja o corpo em questão uma caixa, ao aplicar uma força com o intuito de empurra-la o atrito é estático, […] Ler mais»

Atrito nas rodas dos trens

Boa noite professor, As rodas do trem, bem como os trilhos que ele percorre são de aço bastante lisos que no meu entendimento dificultaria o atrito estático responsável pelo deslocamento das composições.  A minha dúvida é seguinte: Apesar das rodas e trilhos serem bastante lisos , as rodas do trem não patinam ou seja, não […] Ler mais»

Distância de parada de um veículo: caminhão versus automóvel

Boa noite senhores, Por gentileza, caso seja possível esclareça-me a seguinte dúvida: Li o artigo em que os senhores informam que o carro não necessita de um pneu mais largo para frear e sim da força peso e do coeficiente de atrito dos composto (piso e pneu). Teoricamente, um caminhão carregado deveria percorrer uma distância […] Ler mais»

Por que não adianta esterçar o volante em frenagens se as rodas bloqueiam?

Bom dia senhores, por gentileza, caso seja possível esclareça-me uma dúvida: O sistema ABS para veículos tem como principal objetivo a manutenção da dirigibilidade pois, este sistema mantém a roda em atrito estático. Por que quando travamos as rodas de um veículo( atrito dinâmico) não conseguimos mudar o carro de direção, ou seja, podemos esterçar […] Ler mais»

Uma bola de futebol pode ter sua velocidade aumentada graças ao atrito?

Professor Lang, seria possível um jogador de futebol, por exemplo que receba uma bola, quando essa tocar ao chão sua velocidade de translação aumentar, caso a velocidade de rotação diminua? A força de atrito que faria essa transferência de movimento de rotação para movimento de translação? Desde já, obrigado. Ler mais»

1 2 3 4