X

Categoria: Balística

Balística: impacto do projétil que transfixa o alvo.

Considerando um projétil de 185grãos (11,980g) a uma velocidade inicial (de impacto em um corpo) e considerando sua transfixação, é correto dizer que o impacto foi de a aproximadamente 207 kgfm? Usando o critério de que a Velocidade inicial (320 m/s) x massa do projétil - velocidade final (hipoteticamente sugerida) seja de 150 m/s x 11.980 =  […] Ler mais»

Disparando o projétil na água.

Quando uma bala de revolver ou rifle é disparada dentro da água, ela ainda continua tão letal quanto se fosse disparada no ar? Ler mais»

Efeito de Coriolis: o caso do projétil e do helicóptero

Prof. Minha dúvida e a seguinte, sabemos que o motivo pelo qual não saímos voando pela Terra é simplesmente inércia, pois estamos na mesma velocidade de rotação da terra. A minha dúvida é, se um atirador der um tiro de 2400m, sabendo que eu e o alvo giramos de modo inercial, por que a bala […] Ler mais»

Desvio de Coriolis para um projétil

Como posso calcular o desvio causado pelo Efeito Coriolis, no hemisfério Sul, em um disparo realizado por um fuzil, considerando a velocidade de um projétil sendo de 800 m/seg e a distância do alvo em 300 metros? Ler mais»

Rotação do planeta: por que não a sentimos?

Olá, minha pergunta é sobre a rotação da Terra. O que explica que nós permanecemos no planeta mesmo ele girando a cerca de 1700km/h e porque não sentimos esse movimento? Existe relação entre a gravidade terrestre e a forca inercial nessa percepção? Agradeço desde já. Ler mais»

Pressão no impacto de projéteis

Vi várias postagens aqui discorrendo sobre a força de impacto de projéteis, mas e quanto a pressão? Como estimar corretamente a pressão exercida na bala e num alvo particular (placa de aço por exemplo), dado que a área de contato deve variar com a deformação? E a pressão aplicada ao projétil por um meio fluido? Ler mais»

Frenagem em meio líquido: a imersão do saltador parece quase não depender da altura de queda!

Atuo como professor de Educação Física e pratico canionismo. A minha pergunta busca o esclarecimento sobre as razões de uma variação tão pequena na relação altura do salto e profundidade de imersão do saltador. Entre um salto de 3 metros e um salto de 10 metros parece-me, pela experiência que a diferença de emersão não […] Ler mais»

Por que latas cheias de líquido explodem quando atingidas por projéteis de arma de fogo?

Professor, bom dia. Dias atrás durante um encontro com amigos, um levou uma espingarda Boito pump de calibre 12, que disparamos contra latas de cerveja. Um fenômeno que eu observei é que quando as latas estavam vazias, eram simplesmente perfuradas pelos projéteis, e quando cheias dágua acabavam abrindo no lado de trás. Qual o princípio […] Ler mais»

Balística: é possível receber o projétil .22 na boca sem prejuízos para o David Blaine?

Em um número razoavelmente famoso do mágico ilusionista David Blaine, ele segura uma bala em movimento com uma espécie de "metal cup" em sua boca. Link do vídeo: David Blaine catches a bullet in his mouth. A pergunta é: é possível? Realmente aconteceu a tão curta distância? Obrigado Detetive Virtual, eu sempre assisto ao Fantástico! […] Ler mais»

Dimensionamento de um tanque balístico para coleta de projéteis

Esta postagem trata do dimensionamento de um tanque balístico. Um Perito Criminal fez contato a propósito do dimensionamento do tanque. Seguem as mensagens trocadas com o perito. Ler mais»

1 2 3