X

Categoria: Corrente contínua e alternada

O potencial do neutro pode ser diferente de zero?

Bom, eu não conhecia esse site, vai ser a primeira pergunta q faço. Se a tensão alternada fica vamos dizer assim "indo e voltando", 60 vezes por segundo, pq o neutro não tem tensão como no condutor fase ? Como há  corrente no neutro sem ter tensão ? E para onde vai a corrente depois […] Ler mais»

Motor eletromagnético: não existe almoço grátis!

Prezado professor, Talvez já tenha até perguntado algo sobre isso mas tenho uma questão q há muito gostaria de esclarecer. Além do atrito e esforço mecânico para girar um imã dentro de uma bobina a fim de obter energia elétrica existe alguma resistência mais estrita entre o ímã e a bobina? Parece que o cobre […] Ler mais»

Transmissão de potência elétrica em corrente contínua por longas distâncias

Recentemente, países como a China começaram a  investir em linhas de transmissão de alta voltagem em corrente contínua (Ultra High Voltage DC, ou UHVDC). Pelo que eu aprendi, um dos benefícios da corrente alternada é justamente o fato de ser mais fácil de transmiti-la por longas distâncias. Além disso, um dos motivos da corrente contínua […] Ler mais»

Como se dá a alternância de sentido do fluxo de elétrons em um condutor na CA?

Olá! Considerando que temos  uma fase e um   neutro em  nossas   casas, gostaria de entender como funciona a alternância de sentido do fluxo de elétrons em  um fio condutor. Para que haja fluxo é necessário uma diferença de potencial, sendo assim, gostaria de entender como se dá o  fluxo de elétrons  no sentido do neutro […] Ler mais»

Confinamento do campo magnético num material de alta permeabilidade

Olá! Recentemente andei estudando sobre circuitos magnéticos. Entendo que este é um assunto tratado em engenharias, mas acredito que a resposta à minha dúvida possa ser respondida por um professor de física. Os livros que explicam circuitos magnéticos dizem que, quando uma corrente percorre uma bobina (pela qual passa um material ferromagnético, assim como ocorre […] Ler mais»

Automóvel em contato com fios de alta tensão

Professor Lang, boa tarde! Estive lendo recentemente uma matéria sobre o que fazer, quando fios de alta tensão caírem no seu carro, para se manter seguro. Eu percebi um comentário de um professor, que foi consultado para a entrevista, gostaria de saber se o que ele disse é pertinente. Ele disse que estando dentro do […] Ler mais»

Capacidade de carga em uma associação de fontes

Procurando questões do ENEM encontrei uma sobre carga de uma associação de geradores na segunda aplicação 2018 que não estou conseguindo equacionar. Baterias de lítio, utilizadas em dispositivos eletrônicos são constituídas de células individuais com ddp de 3,6 V. É comum os fabricantes de computadores utilizarem as células individuais para a obtenção  de baterias de […] Ler mais»

Transformadores alimentados por uma fonte tensão constante

Bom dia , professor Uma dúvida sobre o princípio de funcionamento dos transformadores. Uma fonte de tensão de corrente contínua na bobina primária, pode induzir uma tensão a bobina secundária?  E essa tensão seria contínua ou alternada ? Ler mais»

MOTORES ELÉTRICOS QUE ECONOMIZAM ATÉ 90% DE ENERGIA: mais uma empulhação!

Oi, Prof. Lang. Tu conheces o K.... Motor? Andei vendo uns vídeos e achei, no mínimo, curioso. Altamente econômico e eficiente. Um dos engenheiros que o construiu fez uma analogia dizendo que esse é o "led" dos motores. Dá uma olhada nesse vídeo no qual são feitas algumas análises e comparações desse motor com um […] Ler mais»

Efeito reativo em corrente alternada

Considere uma linha de transmissão de energia aérea, onde em um lado está conectada uma fonte de tensão senoidal, e na outra extremidade não há nada conectado, ou seja está aberta. O valor da tensão na extremidade aberta pode exceder o valor da tensão da fonte, em regime permanente, devido ao efeito capacitivo? Obrigado! Ler mais»

1 2 3 9