X

Categoria: Corrente contínua e alternada

Capacitor: como explicar o processo de carga!

Professor Lang, boa tarde! Minha dúvida é a seguinte: quando se vai analisar o processo de carga em um capacitor de placas paralelas, é certo dizer que a placa conectado ao terminal positivo, perderá elétrons até que se iguale ao potencial positivo e que a placa conectada ao terminal negativo receberá elétrons até obter um […] Ler mais»

Dúvidas sobre a produção dos raios catódicos.

Oi. Estava estudando sobre os raios catódicos e fiquei com algumas dúvidas. Queria saber se a corrente elétrica é fruto dos elétrons arrancados do cátodo que vão em encontro ao ânodo ou se é oriunda da ionização do gás entre as placas metálicas, pois cada site que entro fala uma coisa. Queria entender também  o […] Ler mais»

Passarinhos e a diferença de potencial ao longo da linha de transmissão.

Boa tarde, acho que é uma pergunta mais técnica, sabemos que um pássaro não leva um choque de alta tensão pois não tem um diferença de potencial, tinha visto uma vez que para o pássaro levar um choque no mesmo fio seria necessário que as distâncias de seus pés estivesse aproximadamente 100km do outro para […] Ler mais»

Dúvida sobre a tensão de passo.

Olá, professor Fernando. Recentemente vi um vídeo de um canal que trata sobre eletricidade (Canal Mundo da Elétrica) que falava sobre a tensão de passo, uma tensão ou diferença de potencial que seria gerada quando um raio atingisse a terra e uma pessoa estivesse caminhando (entre um pé e outro, ou seja, um passo). Segundo […] Ler mais»

Capacitor com dielétrico

Caro professor Lang, mais uma vez, quero deixar minhas congratulações pela sua maestria e competência profissional. Minha dúvida é com relação ao aumento da capacitância de um capacitor quando ligado a uma fonte de tensão constante e com esses sistema capacitor-fonte em equilíbrio eletrostático. Nesta situação, ao inserirmos um dielétrico entre as placas de um […] Ler mais»

Diferença de corrente entre fase e neutro.

É normal termos diferença de corrente medida entre o fase e neutro ??  Digo, da ordem de até 20% ?? Se não, porquê isso ocorre ?? Ler mais»

Curto-circuito na saída do transformador.

Tenho um trafo desses de eletrônica baixa potência  220volts para 12,5volts,1,5 amperes. Se eu fechar um curto no secundário do trafo, o trafo vai "desandar" ou funcionará com potência nominal? Ler mais»

Combinando pilhas carregadas com descarregadas!

Bom dia. Gostaria de saber se num aparelho que usa um conjunto de pilhas, ao usar ao mesmo tempo algumas pilhas com carga e outras descarregadas, as pilhas ruins descarregam as boas. Ler mais»

Bateria de motossera e pilha com a mesma capacidade: pode?

Professor Lang Acompanho sempre suas postagens muito instrutivas. Parabéns! A minha dúvida diz respeito a que uma bateria de motossera tem o mesmo  número de miliampere hora ou até menor do que uma pilha recarregável. Vi uma dessas baterias com 1500 miliampere hora e as pilhas tem isso ou até mais. Isso significa que a […] Ler mais»

Medição de corrente com alicate amperímetro para detectar furto de energia.

Olá Professor, Um técnico da concessionária de energia aqui da minha cidade fez um teste em um medidor de energia aqui na Empresa (sala comercial onde trabalhamos) e constatou uma 'fraude'. Ele pegou o alicate amperímetro e 'abraçou' todas as fases (3) com o neutro e disse que o resultado no display deveria ser 0 […] Ler mais»

1 2 3 12