X

Categoria: Corrente contínua e alternada

Capacitor com dielétrico

Caro professor Lang, mais uma vez, quero deixar minhas congratulações pela sua maestria e competência profissional. Minha dúvida é com relação ao aumento da capacitância de um capacitor quando ligado a uma fonte de tensão constante e com esses sistema capacitor-fonte em equilíbrio eletrostático. Nesta situação, ao inserirmos um dielétrico entre as placas de um […] Ler mais»

Diferença de corrente entre fase e neutro.

É normal termos diferença de corrente medida entre o fase e neutro ??  Digo, da ordem de até 20% ?? Se não, porquê isso ocorre ?? Ler mais»

Curto-circuito na saída do transformador.

Tenho um trafo desses de eletrônica baixa potência  220volts para 12,5volts,1,5 amperes. Se eu fechar um curto no secundário do trafo, o trafo vai "desandar" ou funcionará com potência nominal? Ler mais»

Combinando pilhas carregadas com descarregadas!

Bom dia. Gostaria de saber se num aparelho que usa um conjunto de pilhas, ao usar ao mesmo tempo algumas pilhas com carga e outras descarregadas, as pilhas ruins descarregam as boas. Ler mais»

Bateria de motossera e pilha com a mesma capacidade: pode?

Professor Lang Acompanho sempre suas postagens muito instrutivas. Parabéns! A minha dúvida diz respeito a que uma bateria de motossera tem o mesmo  número de miliampere hora ou até menor do que uma pilha recarregável. Vi uma dessas baterias com 1500 miliampere hora e as pilhas tem isso ou até mais. Isso significa que a […] Ler mais»

Medição de corrente com alicate amperímetro para detectar furto de energia.

Olá Professor, Um técnico da concessionária de energia aqui da minha cidade fez um teste em um medidor de energia aqui na Empresa (sala comercial onde trabalhamos) e constatou uma 'fraude'. Ele pegou o alicate amperímetro e 'abraçou' todas as fases (3) com o neutro e disse que o resultado no display deveria ser 0 […] Ler mais»

Interação magnética entre fios conduzindo correntes

Olá professor. Quando há dois condutores sendo percorridos por correntes elétricas surge uma força entre eles através dos campos magnéticos gerados por eles. Há força quando a corrente é alternada? Ela é capaz de aproximar ou afastar fios de alta tensão em torres de transmissão? Obrigada. Ler mais»

Baterias com capacidade maior do que a demandada pelos motores elétricos

Bom dia. Gostaria de saber se há algum problema a minha bateria fornecer mais corrente que a corrente nominal do motor elétrico? Exemplo: Tenho dois motores elétricos corrente continua de 350W, 24V e corrente nominal de 14,58A, e eu fiz uma bateria utilizando células 18650 de íons de lítio na disposição de 7 séries de […] Ler mais»

O potencial do neutro pode ser diferente de zero?

Bom, eu não conhecia esse site, vai ser a primeira pergunta q faço. Se a tensão alternada fica vamos dizer assim "indo e voltando", 60 vezes por segundo, pq o neutro não tem tensão como no condutor fase ? Como há  corrente no neutro sem ter tensão ? E para onde vai a corrente depois […] Ler mais»

Motor eletromagnético: não existe almoço grátis!

Prezado professor, Talvez já tenha até perguntado algo sobre isso mas tenho uma questão q há muito gostaria de esclarecer. Além do atrito e esforço mecânico para girar um imã dentro de uma bobina a fim de obter energia elétrica existe alguma resistência mais estrita entre o ímã e a bobina? Parece que o cobre […] Ler mais»

1 2 3 12