X

Categoria: Óptica geométrica

Arco-íris com arcos suplementares

Saudações, estimado professor Lang. Ontem (27/10/2018), uns 30 minutos antes do pôr do Sol, enquanto caminhava na orla do Guaíba pude contemplar um belo par de arco-íris. As cores estavam tão nítidas como poucas vezes temos a oportunidade de observar. E eis que algo me chamou a atenção: na parte mais interna do arco inferior, […] Ler mais»

Distância ao avião: como se calcula?

Professor Lang Muito instrutivo o post Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa?  O sr. deve estar sabendo que o autor do vídeo que motivou sua resposta sofreu um ataque de pulgas segundo seu próprio relato. Ele alucinadamente considerou o ataque como uma mensagem divina para retornar ao […] Ler mais»

Podemos visualizar imagens reais sem auxílio de anteparos?

Boa tarde, professor. Quando olhamos através de uma lente e vemos a imagem formada com a mesma orientação vertical do objeto, temos uma imagem virtual. Até aí tudo bem. O meu questionamento é a respeito de visualizar a imagem através da lente de forma invertida comparada ao objeto. Como enxergamos essa imagem? Não deveria estar […] Ler mais»

Lentes bi-convexa e plano-convexa: há diferenças nas imagens?

Boa tarde, minha dúvida é a seguinte: Qual a diferença, na prática, entre uma imagem formada por uma lente bi-convexa e uma plano-convexa, já que as duas são igualmente convergentes? Isto é, além do formato da lente, há alguma diferença no resultado das imagens formadas por essas lentes? Obrigado, Deus abençoe! Ler mais»

Correção da aberração cromática na objetiva de um telescópio refrator

Estou pretendendo fazer um telescópio refrator de distancia focal da objetiva igual a 1 metro. Sabendo que a objetiva seria acromática, precisaria adquirir uma lente convergente de resina (menor densidade) e uma lente divergente de policarbonato (maior densidade), em uma ótica. Gostaria de saber, por favor, qual a relação entre os graus que eu deveria […] Ler mais»

Amplificação do telescópio

Boa tarde! Estou fazendo um telescópio e gostaria, com base nos valores das distâncias focais das lentes objetiva e ocular, saber qual o aumento angular de um objeto no infinito (lua, estrelas). No caso, estou usando uma lente de 0,5 graus na objetiva e uma de 2 graus na ocular. Considerando que o telescópio terá […] Ler mais»

Espelho côncavo com o objeto sobre o foco: onde está a imagem?

Em espelhos côncavos quando o objeto está posicionado no foco a imagem de formará no infinito ,mas assim como em limites que um valor estando no infinito ainda da pra descobrir a qual tendência do infinito ele estaria . Dá pra descobrir isso da mesma forma com a imagem formada no espelho côncavo estando o […] Ler mais»

Sombras não paralelas nas fotos das missões Apollo: seriam as fotos falsas?

Professor Lang Eu vi em um vídeo que duvida das idas dos norte-americanos à Lua o argumento de que sendo o Sol a única fonte luminosa, as sombras dos objetos na Lua deveriam ser paralelas. Entretanto o produtor do vídeo exibiu algumas fotos das missões Apolo nas quais as sombras não são paralelas. A imagem […] Ler mais»

Para onde apontam as antenas parabólicas que recebem sinais de televisão?

Prof. Lang Um bom tema é as antenas parabólicas de tv. Eu vi um idiota escrevendo que se satélites existissem mesmo as antenas deveriam ser apontadas LITERALMENTE na vertical, e não na diagonal, tanto no Maranhão como no Rio Grande do Sul. Ler mais»

Questão do ENEM sobre reflexão ou refração

Essa questão (abaixo) parece ter gerado muitas controvérsias [cursinhos tem apontado para reflexão como resposta e o gabarito oficial como refração]. Afinal de contas, a miragem é assunto tratado nos capítulos de livros como reflexão total. Outra dúvida, a refração é um fenômeno que ocorre quando o raio de luz atravessa um meio para outro […] Ler mais»

1 2 3 6