X

Categoria: Ondas eletromagnéticas

Dúvida sobre a definição de luz

Olá, boa tarde Professor Lang. Sou aluno do curso de licenciatura em Física da Universidade XYZ, e tenho uma dúvida. Qual seria a melhor definição de luz? Sabendo que a luz é uma onda eletromagnética, mas que nem toda onda eletromagnética é luz, como posso definir o conceito de luz. Ler mais»

Reflexão regular da luz e sua explicação

Como pode ser explicado o processo de reflexão regular da luz, como ocorre em um espelho por exemplo, num contexto que quântico? O que acontece ao nivel atômico quando esse fenômeno ocorre? Entendo que diferentes átomos podem absorver e/ou emitir luz em determinados comprimentos de onda, que podem estar compreendidos na estreita faixa observável por […] Ler mais»

Experimentos de Michelson-Morley e a Terra Plana

Boa tarde, Peço desculpas por incomodar vocês com assunto tão irrelevante, mas é que meu primo enveredou para essa teoria terraplanista e quero trazê-lo para a sanidade novamente. Ocorre que os terraplanistas afirmam que os experimentos desses cientistas, Michelson e Morley foram realizados para provar o movimento da terra e que por repetidas vezes eles […] Ler mais»

Melhor medição ou cálculo da velocidade da luz?

Bom dia Professor. O valor c = 299.792.458 m /s foi obtido em um processo, direto, de medição de "c" ou foi calculado a partir do "TEM" de Maxwell (c = 1/ raiz (permissividade*permeabilidade) do vácuo)? Caso tenha sido de acordo com a primeira alternativa, onde posso encontrar a descrição do método? Se foi aplicada a […] Ler mais»

Ondas eletromagnéticas podem impulsionar um veículo!

Boa tarde professores! É possível ondas eletromagnéticas interagirem com, por exemplo, um imã de neodimio próximo, de modo que a fonte emissora das ondas não sofra movimento físico de repulsão e o imã sim sofra esse movimento. De forma imaginária, uma antena empurrando um ima e ela mesmo não sofrendo movimento algum visto que as […] Ler mais»

Influência da ejeção de massa coronal na tecnologia terrestre

Boa tarde, minha questão pode ser extremamente básica, mas não tenho certeza. Como a ejeção de massa coronal interage com os aparelhos eletrônicos em órbita e são capazes de darem Blackout na Terra? Sei que a ejeção de massa coronal é um fenômeno eletromagnético solar, e, claro... Vai influenciar nos satélites.. Mas o que acontece […] Ler mais»

Gravitação: gráviton e fóton

Considerando que (1) o fóton não tem massa; (2) é um mediador de interações eletromagnéticas; (3) a gravidade é resultado da mediação do gráviton na interação entre corpos massivos: a) como explicar o fato de a luz alterar sua trajetória na presença de uma estrela ou de um cluster? b) os mediadores, fóton e gráviton interagem […] Ler mais»

Radiação de partículas carregadas

Se uma partícula carregada que esteja em movimento produz radiação eletromagnética, por que o feixe de elétrons (ou os raios catódicos) em uma ampola de Crookes já não é naturalmente "colorido", sendo necessária a colisão com o vidro para a emissão de luz? Ainda no contexto da pergunta, acrescento outro exemplo em que ela se […] Ler mais»

Dúvida sobre o experimento de Herschel e a descoberta do infravermelho

Por quê no Experimento de Hercshel o infravermelho eleva mais a temperatura do termômetro do que o ultravioleta? O esperado seria que a radiação ultravioleta, que tem mais energia, fosse transferir mais energia térmica. Seria por conta da relação entre o comprimento de onda da radiação ultravioleta não ser eficiente para aquecer os arranjos moleculares […] Ler mais»

Einstein em 1920 admitiu a existência do éter descartado em 1905 pela Teoria da Relatividade Restrita?

Professor Em mais de um vídeo da internet há a afirmação de que em 1920 Einstein admitiu o “éter luminífero” de Maxwell, eliminado pela Teoria da Relatividade Restrita, em uma palestra. Terra-chatos  usam também esta afirmação em vídeos sobre o éter e a Terra Plana. O senhor poderia esclarecer se isso é verdade?   Ler mais»

1 2 3 4