X

Categoria: Rotação do corpo rígido

Teorema trabalho e energia cinética: quando é válido?

Prof. Lang o senhor poderia me tirar uma dúvida a respeito do teorema trabalho e energia cinética? O teorema diz que:  o trabalho realizado pela força resultante que atua sobre um corpo de massa m é igual a variação da energia cinética do corpo. Pontos importantes:(caso eu esteja errado, favor me corrigir) 1- o teorema só é […] Ler mais»

Bola de basquete girando apoiada no dedo!

Quando um jogador de basquete gira a bola na ponta do dedo, o que a faz com que a bola fique em equilíbrio? Ler mais»

Modelagem dinâmica de uma roda tracionada

Olá professor, minha dúvida é a seguinte, modelando dinamicamente uma roda tracionada chego a conclusão que: τ - fat*R = I*alfa, onde τ é o torque fornecido pelo motor e fat*R é o torque resistivo do atrito. Já adianto que já li sobre os outros tópicos onde o senhor comenta sobre a força resistiva que […] Ler mais»

Momento de binário aplicado à barra não fixada

Quando um binário de forças é aplicado a uma barra fixa em um ponto P, surge um momento que tende a fazer a barra girar em torno de P, e para qualquer P, o momento será igual. Mas e o que acontece se ela não estiver presa? Ainda assim vai girar em torno de algum […] Ler mais»

Torque necessário para tirar o veículo do repouso

Olá, professor! Há tempos estou com um problema no meu projeto de extensão que não consigo compreender. Se eu tenho um veículo com certo peso P (já incluindo o peso do indivíduo que tá dentro do carro), considerando as forças dissipativas e inerciais, como eu calculo o torque necessário para tirar o veículo da inércia […] Ler mais»

A cicloide é também a curva braquistócrona quando o corpo rola?

Olá, eu estava estudando sobre a trajetória cicloide e me deparei com a afirmação de que um objeto deslizando sobre essa rampa tem o menor tempo de descida o possível. "A cicloide é braquistocrona, onde "braquis" significa rápido. Ela é a curva que proporciona o tempo mais curto de trajeto entre o topo e qualquer […] Ler mais»

Direção da velocidade angular pode ser diferente da direção do momento angular?

Professor,  poderia me dar um exemplo de um caso em que momentum angular e velocidade angular não tem mesma direção e sentido? Ou será que o meu professor de Física 1 se equivocou ao afirmar isso? E se estiver correto, então é necessário um torque resultante para manter um corpo girando com velocidade angular constante? Ler mais»

Dúvida sobre o rolamento relativo ao coeficiente de atrito estático

Olá professor. Estava discutindo com um amigo sobre o porquê é  mais fácil empurrar algo colocando rodinhas. Parece uma pergunta simples, mas gostaria de saber qual a física por trás disso. Pensei da seguinte maneira: seja o corpo em questão uma caixa, ao aplicar uma força com o intuito de empurra-la o atrito é estático, […] Ler mais»

Efeito Dzhanibekov: onde encontro em livros de Mecânica?

Olá professor Lang, boa noite. Perdoe incomodá-lo. Sou estudante de Física da UERJ e venho tentando compreender um fenômeno que não estou 100% sobre sua explicação. Gostaria de entender sobre o efeito Dzhanibekov, também conhecido como efeito raquete de tênis. A minha pergunta é se haverá a rotação instável do corpo mesmo que haja força […] Ler mais»

Corpos se movendo em uma rampa: quem ganha a corrida?

Professor Lang A minha dúvida é sobre uma animação: http://giphy.com/gifs/physics-xvicosr9gvII0. Nela vemos que o corpo que desliza chega antes dos que rolam. Mas há ou não atrito para tal acontecer? O momento de inércia dos corpos é importante? Agradeço antecipadamente seus comentários Ler mais»

1 2 3 4