X

Categoria: Rotação do corpo rígido

Bola de basquete girando apoiada no dedo!

Quando um jogador de basquete gira a bola na ponta do dedo, o que a faz com que a bola fique em equilíbrio? Ler mais»

Modelagem dinâmica de uma roda tracionada

Olá professor, minha dúvida é a seguinte, modelando dinamicamente uma roda tracionada chego a conclusão que: τ - fat*R = I*alfa, onde τ é o torque fornecido pelo motor e fat*R é o torque resistivo do atrito. Já adianto que já li sobre os outros tópicos onde o senhor comenta sobre a força resistiva que […] Ler mais»

Momento de binário aplicado à barra não fixada

Quando um binário de forças é aplicado a uma barra fixa em um ponto P, surge um momento que tende a fazer a barra girar em torno de P, e para qualquer P, o momento será igual. Mas e o que acontece se ela não estiver presa? Ainda assim vai girar em torno de algum […] Ler mais»

Torque necessário para tirar o veículo do repouso

Olá, professor! Há tempos estou com um problema no meu projeto de extensão que não consigo compreender. Se eu tenho um veículo com certo peso P (já incluindo o peso do indivíduo que tá dentro do carro), considerando as forças dissipativas e inerciais, como eu calculo o torque necessário para tirar o veículo da inércia […] Ler mais»

A cicloide é também a curva braquistócrona quando o corpo rola?

Olá, eu estava estudando sobre a trajetória cicloide e me deparei com a afirmação de que um objeto deslizando sobre essa rampa tem o menor tempo de descida o possível. "A cicloide é braquistocrona, onde "braquis" significa rápido. Ela é a curva que proporciona o tempo mais curto de trajeto entre o topo e qualquer […] Ler mais»

Direção da velocidade angular pode ser diferente da direção do momento angular?

Professor,  poderia me dar um exemplo de um caso em que momentum angular e velocidade angular não tem mesma direção e sentido? Ou será que o meu professor de Física 1 se equivocou ao afirmar isso? E se estiver correto, então é necessário um torque resultante para manter um corpo girando com velocidade angular constante? Ler mais»

Dúvida sobre o rolamento relativo ao coeficiente de atrito estático

Olá professor. Estava discutindo com um amigo sobre o porquê é  mais fácil empurrar algo colocando rodinhas. Parece uma pergunta simples, mas gostaria de saber qual a física por trás disso. Pensei da seguinte maneira: seja o corpo em questão uma caixa, ao aplicar uma força com o intuito de empurra-la o atrito é estático, […] Ler mais»

Efeito Dzhanibekov: onde encontro em livros de Mecânica?

Olá professor Lang, boa noite. Perdoe incomodá-lo. Sou estudante de Física da UERJ e venho tentando compreender um fenômeno que não estou 100% sobre sua explicação. Gostaria de entender sobre o efeito Dzhanibekov, também conhecido como efeito raquete de tênis. A minha pergunta é se haverá a rotação instável do corpo mesmo que haja força […] Ler mais»

Corpos se movendo em uma rampa: quem ganha a corrida?

Professor Lang A minha dúvida é sobre uma animação: http://giphy.com/gifs/physics-xvicosr9gvII0. Nela vemos que o corpo que desliza chega antes dos que rolam. Mas há ou não atrito para tal acontecer? O momento de inércia dos corpos é importante? Agradeço antecipadamente seus comentários Ler mais»

Uma bola de futebol pode ter sua velocidade aumentada graças ao atrito?

Professor Lang, seria possível um jogador de futebol, por exemplo que receba uma bola, quando essa tocar ao chão sua velocidade de translação aumentar, caso a velocidade de rotação diminua? A força de atrito que faria essa transferência de movimento de rotação para movimento de translação? Desde já, obrigado. Ler mais»

1 2 3 4