X

Categoria: Acústica

A razão para o chiado da chaleira antes de ferver

Bom dia Professor Lang! Sou contumaz tomador de chimarrão. Na feitura do amargo, quando se aquece a água na chaleira, antes de ferver, a chaleira chia. O chiado da chaleira é indício de que a fervura está prestes a acontecer. A minha dúvida é sobre a razão deste chiado que desaparece quando a água entra […] Ler mais»

Processo que levou o meteoro de Cheliabinsk na Rússia em 2013 a explodir

Caro professor Lang Gostei muito da postagem recente sobre o aquecimento de corpos supersônicos na atmosfera (Aquecimento de objetos pelo “atrito” com a atmosfera ), aprendendo que de fato o processo não é atrito. Gostaria de entender como ocorreu a explosão do meteoro de 2013 sobre a Rússia. Agradeço antecipadamente se o sr. puder responder. […] Ler mais»

Como sabemos a direção da qual um som é proveniente?

No dia 22/12/17 fiz a pergunta: Sabendo que detectamos diferenças de fase e intensidade do som, é fácil saber algumas coisas sobre a direção que o som se origina. Sabemos que um som está à nossa direita caso ele seja percebido primeiro no ouvido direito e depois no esquerdo, por exemplo. Quando está diretamente à […] Ler mais»

Potência RMS x Potência PMPO

Boa tarde, gostaria de saber se existe e qual a forma de conversão de potência RMS para PMPO e vice-versa, obrigado desde já. Att. Ler mais»

Acústica: percutindo o copo enquanto é preenchido com água

Esta pergunta se encontra no livro Física Conceitual de Paul Hewitt: "Enquanto está derramando água dentro de um copo, você repetidamente bate de leve no vidro com uma colher. À medida que o copo vai se enchendo, a altura do som irá aumentando ou diminuindo?" Como explico esse fenômeno? Ler mais»

Questão 79 – Prova Branca – ENEM 2016

Caro Mestre, bom dia. Éramos amigos no Facebook e sempre acompanhava suas postagens a respeito das falhas das questões de Física do ENEM. Este ano, uma das questões foi sobre os pulsos de ultrassom emitidos por morcegos: Prova Branca, questão 79. A questão propõe um morcego em repouso e uma mariposa afastando-se dele. O morcego […] Ler mais»

A FÍSICA das BORBOLETAS e dos MORCEGOS.

Nesta postagem o Prof. Alexandre Medeiros (UFRPe) trata de um tema interessante relacionado com a Física envolvida na caça do morcego a borboletas. Ler mais»

Dúvida sobre Efeito Doppler

Professor Lang, quando um objeto é ao mesmo tempo fonte e receptor de ondas sonoras, por exemplo um sonar aproxima-se de uma parede, como fica isso em relação ao efeito doppler? Não era para a frequencia da onda refletida pela parede ser a mesma da onda emitida pelo sonar? E eu considerar a parede como […] Ler mais»

Propagação de ondas sonoras no ar e a temperatura

Se a densidade do ar quente é menor do que a do ar frio, por que o som se propaga com maior velocidade no ar quente? Ler mais»

Ondas estacionárias na corda do violão

Professor Lang, se em uma corda de violão eu prendo o dedo em algum ponto da corda, e dou um toque na corda, forma-se ondas estacionarias onde dei o toque, mas também no pedaço de corda depois do dedo certo? Como isso acontece? Obrigado Ler mais»

1 2 3